Planejar um jantar entre amigos ou fazer assembleia de condomínio são algumas das ações facilitadas pelo aplicativo Grupaly, desenvolvido pela startup Loopix (www.loopix.com.br), que direciona a interação entre os participantes para as tomadas de decisões de forma prática.

“Conversas em grupos são difíceis, pois, são várias pessoas falando sobre assuntos diferentes ao mesmo tempo. A ideia do app é tornar as escolhas mais práticas, para que ninguém perca tempo com debates que podem ser resolvidos com um simples clique”, conta Guilherme Barbosa, diretor superintendente da Loopix.

Com uma interface versátil, o usuário cria enquetes para diversas situações desde pequenos eventos sociais a votações e pesquisas de opinião. E, a partir de questões simples como “Sim/Não”, há a possibilidade de estender novos questionamentos.

O administrador do grupo é responsável pelo envio e aceite dos convites, divulgação das enquetes e gerenciamento do chat. A lista de participantes é confidencial e apenas liberada com autorização de quem intermedia a interação.

Burocracias

Segundo a Loopix, um dos grandes objetivos do Grupaly é angariar maior adesão das pessoas, tanto para decisões mais rotineiras quanto para questões pontuais. As extensas reuniões de condomínio, por exemplo, em que não costumam ter uma participação ativa dos moradores, passam a ser menos necessárias e ter maior número de votantes com a praticidade do app.  “Questões como a definição das vagas na garagem, reserva do espaço gourmet no período de final de ano ou em quais melhorias investir no ano vigente podem ser opinadas online, o que confere mais eficiência à assembleia”, exemplifica Barbosa.

A startup diz que é possível, ainda, aplicá-lo na comunicação geral do espaço, seja para tirar dúvidas com o síndico, compartilhar os informativos fixados nos elevadores ou murais que muitas vezes passam despercebidos, assim como divulgar questões emergenciais – uma queda de energia ou alguma manutenção. Já em ambientes corporativos a ferramenta facilita a comunicação, com o RH, por exemplo, em que torna viável decidir qual o melhor período para programar a festa de confraternização ou as escalas de trabalho quando houver plantões.

O aplicativo está disponível na App Store e Play Store e é gratuito para grupos de amigos e familiares.(Com assessoria de imprensa)