Empresas mineiras expandem redes até São Paulo com solução da Padtec


As provedoras de serviços mineiras Century Telecom, Corporativa e Starweb vão expandir suas redes de transmissão até a capital paulista, utilizando solução DWDM da Padtec. No total, serão mais de 750 quilômetros de redes ópticas iluminadas para interligar as duas regiões metropolitanas do país. O objetivo é garantir a oferta de mais conexões de alta velocidade e capacidade no estado de Minas Gerais.

Com a expansão da malha óptica até São Paulo, a expectativa das operadoras é registrar um aumento expressivo no número de clientes nos próximos anos – juntas, as empresas já somam mais de 100 mil clientes em Minas Gerais. “A expansão permitirá interligar os datacenters de Belo Horizonte e São Paulo, cidade que é um dos maiores pontos de troca de tráfego de dados do mundo e onde estão localizados os principais links internacionais com o Brasil”, destaca Alonso Gomes, Diretor Executivo da Century Telecom. “Além disso, com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar os investimentos em redes de alta capacidade. Nesse sentido, a parceria para a construção de novas redes de longas distância no Sudeste é uma oportunidade que se estende também a outras operadoras da região”, acrescenta Tobias Sousa, Diretor Executivo da Corporativa.

PUBLICIDADE

“No ano passado, a Starweb foi eleita pelo site Minha Conexão (especializado em testes de velocidade) a provedora do estado de Minas Gerais com os serviços de internet mais rápida, alcançando a sexta posição no ranking nacional”, comenta Kleber Maciel, Diretor Executivo da Starweb. “Nesse sentido, é bom poder contar com a parceria da Padtec, para continuar oferecendo aos nossos clientes uma experiência única de alta conectividade”, destaca Kleber.

Para iluminar a nova rota da provedora entre as duas capitais, a Padtec forneceu transponders, amplificadores ópticos e sistemas de proteção de rota. Ainda neste semestre, as operadoras planejam iluminar novos trechos entre São Paulo e Minas Gerais utilizando os modernos transponders duais de 100 Gb/s – lançados recentemente pela Padtec – e expandir a capacidade de transmissão das redes para taxas de até 200 Gb/s.

Alinhada às tendências internacionais da tecnologia nessa área, a nova linha de transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico) da plataforma LightPad i6400G da Padtec combina alta taxa de transmissão de dados com menor ocupação de espaço e consumo por bit transmitido. “Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede”, ressalta Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec.(Com assessoria de imprensa)

Previous Abrint lamenta falta de cadastro eletrônico de postes
Next Vero, a nova marca da banda larga mineira, é lançada com festa no Mineirão

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *