Armazenamento de dados e arquivo auditável


Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

Johney Laudelino da Silva* 

Todo sistema deve ter um local para manter dados e arquivos com segurança e invioláveis quanto a sua originalidade. Quando isso não ocorre, é necessário que esse mesmo sistema possa fazer uma auditoria ou permitir ao menos uma conciliação para que inconsistências sejam ajustadas e erros corrigidos. 

PUBLICIDADE

Aliar em uma única ferramenta a possibilidade de guardar muitos dados, ordenar de alguma forma e ainda permitir que eles sejam validados a qualquer tempo, é um projeto não só viável como uma realidade dentro das empresas desenvolvedoras de softwares e soluções fiscais. 

A segurança das informações é um dos focos destas ferramentas de auditoria desenvolvidas justamente para homologar os dados fiscais com confidencialidade, integridade e disponibilidade para consulta, inclusive futura. 

Ferramentas criadas para auditar arquivos e comparar dados enviados sobre outras obrigações fazem com que os contribuintes prestem suas informações de forma correta. 

E faz a verificação por meio de preceitos e premissas legais, sem violar quaisquer informações da sua base de dados, o que compete maior segurança e rastreabilidade na sua validação, comparação e auditoria dos dados prestados e arquivos gerados. 

Realizar uma auditoria de arquivos e validar as informações por meio de regras internas da ferramenta, além de atestar a integridade do que será prestado ao Fisco proporciona às empresas e usuários manter uma memória dos resultados permanentemente para gerenciar os processos internos com maior segurança. 

Em suma, estes softwares são desenvolvidos com cuidado sob cadeias separadas de importação, auditoria, cotejamento e armazenamento para que os usuários tenham praticidade no entendimento e manuseio destas ferramentas. 

Para as empresas desenvolvedoras de soluções fiscais, a busca do aperfeiçoamento e melhoria destas ferramentas estão ligadas e em consonância com as alterações das leis e manuais das obrigações acessórias do Fisco, trazendo ainda mais integridade, legalidade e segurança para os contribuintes. 


*Johney Laudelino da Silva é especialista em Gestão Tributária e na Solução Fiscal GUEPARDO da NTTDATA, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software. É formado em Ciências Contábeis e possui MBA em Gerência Contábil pelo IBPE 

Previous Huawei lança software sob medida para provedores regionais brasileiros
Next Brasil TecPar adquire mais um ISP na Região dos Lagos no RJ

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *