EAF recebe autorização para trecho terrestre da Infovia 04


EAF recebe autorização para trecho terrestre da Infovia 04
Infovia 04, parte do projeto Norte Conectado, avança com autorização para trecho terrestre | Foto: Divulgação
EAF recebe autorização para trecho terrestre da Infovia 04
Infovia 04, parte do projeto Norte Conectado, avança com autorização para trecho terrestre | Foto: Divulgação

A Entidade Administradora de Faixa (EAF), responsável pela construção da Infovia 04,  recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a autorização necessária para o trecho terrestre da obra. Até então, a primeira etapa tinha sido concluída no trecho fluvial do percurso.

A Infovia 04, parte do projeto Norte Conectado, abrange 647 km, sendo 464 km de cabos subaquáticos, do Amazonas a Roraima. O trecho terrestre liga Caracaraí (RR), leito do rio, até Boa Vista (RR). De acordo com a EAF, esta fase da obra deve ser concluída até fevereiro de 2025.

Publicidade

Em nota divulgada nesta terça-feira, 26, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que o governo tem urgência em aprimorar a infraestrutura de telecomunicações no Norte do país. “As pessoas que vivem em áreas remotas precisam de internet de qualidade para acessar serviços públicos básicos, como o SUS”, completou.

Infovias

O programa Norte Conectado compreende um conjunto de trechos de cabos subfluviais. As primeiras entregues foram as infovias 00 e 01 que, juntas, vão de Macapá (AP) a Manaus (AM). A execução foi realizada pelo Ministério das Comunicações (MCom) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e pela EAD/Seja Digital, respectivamente.

Outros trechos estão agora sob responsabilidade da EAF, entidade criada para administrar compromissos firmados no edital do 5G.

A EAF dividiu a execução em duas etapas. A primeira delas contempla as infovias 02, 03 e 04. Em agosto do ano passado, a entidade chegou a prever que a Infovia 04 seria a primeira das três a ser implementada, com início ainda naquele mês, prevendo as demais para o último trimestre de 2023. No entanto, de lá pra cá, condições climáticas e o processo para a emissão das autorizações mudaram o cronograma.

A Infovia 02, por exemplo, só recebeu a liberação do Ibama em julho.  Ela ligará 13 localidades de Tefé (AM) a Atalaia do Norte (AM), trecho em área afetada pela seca. Com isso, o início do lançamento dos cabos ficou para o próximo período de navegabilidade favorável, que atualmente está previsto para o próximo mês, mas pode ficar ainda para janeiro.

Já a Infovia 03, que liga oito localidades, de Belém (PA) a Macapá (AP), foi concluída em março deste ano.

Previous AfroReggae forma 140 jovens em tecnologia e eSports no Complexo da Maré
Next Brisanet lança 5G em Natal

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *