Está chegando o AgroTIC 2025


A 11ª edição do AgroTIC, evento promovido pelo Tele.Síntese, acontece entre os dias 29 e 31 de julho de 2025, em formato totalmente online e gratuito, reunindo representantes do setor produtivo, indústria de tecnologia, operadoras, startups, universidades e órgãos públicos. A programação é voltada ao avanço da transformação digital no agronegócio, com foco em conectividade, automação, inteligência artificial e políticas públicas de incentivo à inovação.

Publicidade

Com apoio do hub de inovação da USP, a EsalqTec, o evento está estruturado em três eixos temáticos: infraestrutura e conectividade no campo, automação e inteligência de dados, e políticas públicas e ecossistemas de inovação. Ao longo dos três dias, especialistas apresentarão casos práticos, modelos de financiamento e experiências de sucesso em conectividade rural, computação em nuvem, agricultura de precisão e tecnologias digitais aplicadas à gestão agrícola.

O primeiro dia – 29 de julho

O evento abre com o painel sobre conectividade rural, com foco em redes 5G, 4G, LPWAN, LoRa e satélites. Participam Daniel Fuchs (Grupo Datora), Eduardo Polidoro (Claro), Renato Bueno (Nokia), Renato Coutinho (ConectarAGRO), Ricardo Amaral (Hughes do Brasil), com moderação do editor do Tele.Síntese, Rafael Bucco.

A sessão seguinte trata da armazenagem de dados em nuvem e agricultura em tempo real, com Bruno Ciscotto (NeoCloud) e Hélio Lopes (PUC-Rio), abordando o uso da nuvem para rastreabilidade, previsões agrícolas e decisões estratégicas no campo. Também serão apresentados pitches de startups por Lucas Koren (IMBR Agro) e Cristiane Tibola (Life Biological Control / Pragas.com).

O segundo dia – 30 de julho

No segundo dia, a abertura será conduzida por Cristiano Alves, diretor comercial da TIP Brasil. O primeiro painel do dia trata de automação e robótica no agronegócio, com Daniel Costa (Instituto Eldorado) e Gustavo Fedrizzi (AgroData), que discutirão o uso de drones, tratores autônomos e sistemas inteligentes.

Em seguida, o painel “Ferramentas para disrupção tecnológica no agronegócio” reunirá Bernardo Arnaud (StarkSat), Bruno Ferreira Vilela (Serpro), Marcelo Abreu (Venturus) e Roberto Fray da Silva (ESALQ/USP) para discutir como IA, blockchain e big data estão moldando novos modelos de comercialização e financiamento agrícola. Também será apresentado o pitch de Vitor Silva, da INRALT.

O terceiro dia – 31 de julho

O último dia terá como keynote a apresentação de gestores públicos e pesquisadores sobre o papel estratégico das políticas públicas na transformação digital do agro. Em seguida, o painel sobre agricultura digital e políticas públicas trará Giuliano Ramos Alves (ABAG) e Nilo Pasquali (Anatel), com moderação de Rafael Bucco.

Na parte final, o painel sobre ecossistemas de inovação contará com Danielle Leonel (HUB CNA), Leonardo Alvarenga (SNASH – SNA Startup Hub) e Valdner Ramos (UNIVASF), sob moderação de Sérgio Barbosa (EsalqTec). O pitch do dia será apresentado por Alberto Pessina, da Agromove.

Conectividade, automação e políticas públicas como eixos estruturantes

Entre os temas centrais do AgroTIC 2025 estão:

  • Conectividade rural com redes móveis, LPWAN e satélites;
  • Gestão de risco agrícola com uso de IA, big data e blockchain;
  • Automação e robótica com sensores, drones e tratores inteligentes;
  • Armazenagem em nuvem e decisões baseadas em dados;
  • Políticas públicas de financiamento e inclusão digital no campo;
  • Startups e ecossistemas de inovação como aceleradores da transformação tecnológica.

O evento é voltado a produtores rurais, cooperativas, empresas de tecnologia, operadoras, ISPs, pesquisadores e órgãos públicos, e será transmitido ao vivo entre 9h e 13h nos três dias. As inscrições estão abertas no site oficial do evento, aqui.

Previous Approach nomeia novo diretor comercial para Enterprise
This is the most recent story.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *