Evento da ABES debate regulação e futuro digital em outubro


Inovatic 2024 vai debater o futuro da conectividade no Brasil

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) promove no dia 8 de outubro de 2025, em São Paulo, a 15ª edição do ABES Summit, que terá como tema central “Fronteiras Digitais: Geopolítica, Tecnologia e Sustentabilidade”. O evento reunirá representantes do governo, especialistas e executivos de empresas de tecnologia para discutir os rumos da regulação e da inovação digital no Brasil.

Publicidade

Segundo a ABES, o encontro pretende contribuir para a construção de uma agenda estratégica que leve o país a um papel mais relevante no cenário global. O presidente da entidade, Andriei Gutierrez, afirmou que a convergência entre tecnologia, sustentabilidade e geopolítica deve ser tratada de forma responsável, visando crescimento econômico e redução de desigualdades.

Dados do Estudo Mercado Brasileiro de Software 2025, feito pela ABES em parceria com a IDC, mostram que o setor de tecnologia da informação movimentou US$ 59 bilhões em 2024. Para este ano, a expectativa é de crescimento de 9,5%, acima da média mundial de 8,9%. O Brasil mantém a posição de décima maior economia de TI do mundo e concentra 35% dos investimentos em tecnologia na América Latina.

Entre os temas em debate no Summit estão:

  • Regulação da inteligência artificial, incluindo dilemas éticos e impactos na competitividade;
  • Geopolítica na era digital, com foco em novas alianças e resiliência;
  • Brasil 2030 como hub tecnológico, explorando semicondutores, data centers e energia limpa;
  • Cibersegurança, com estratégias públicas e privadas de proteção;
  • Aplicações de IA em saúde, cidades inteligentes e serviços públicos.

Já estão confirmadas as participações de especialistas como Silvio Cascione (Eurasia Group), Camila Ramos (Clean Energy Latin America), Igor Nazareth (EMBRAPII), Rony Vainzof (Fecomercio SP) e Igor Marchesini (Ministério da Fazenda).

Previous Telna expande oferta de chip virtual para viagens e internet das coisas no Brasil
Next USP desenvolve IA segura para governo e recebe prêmio internacional

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *