A Forte Telecom, carrier of carriers fluminense, está investindo na instalação de redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) com a geração de produtos compactos da Padtec visando expandir sua capacidade de transmissão na região Sudeste do estado. Para isso, está iluminando um novo trecho, com mais de 650 quilômetros de extensão, que conecta o interior do Rio de Janeiro à capital do estado e inclui uma rota paralela totalmente subterrânea, construída em oleoduto – o que garante elevada confiabilidade à rede da operadora.

Com a nova rota, que cruza cidades importantes do estado do Rio, a expectativa da Forte Telecom é obter um aumento expressivo no fluxo de dados e circuitos dedicados entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, nos próximos anos. Para iluminar as novas rotas da operadora no Rio de Janeiro – que passa por municípios como Campos, Macaé e Niterói -, a Padtec forneceu transponders de 100 Gb/s e amplificadores ópticos dessa nova geração. Os trechos iluminados apresentam uma capacidade total de tráfego de dados de 8 Tb/s (4 Tb/s em cada um dos trechos).

PUBLICIDADE  

Manuel Andrade, CEO da Padtec, destaca que a empresa já iluminou mais de 200 mil quilômetros de redes ópticas DWDM no Brasil e na América Latina. “Com uma linha completa de plataformas ópticas, a Padtec oferece soluções que contribuem para o uso mais efetivo de redes baseadas nessa tecnologia, alinhadas à necessidade de carrier of carriers, provedores e operadoras de serviços de internet de atender seus clientes nas demandas por banda e por novos serviços”, afirma Manuel.(Com assessoria de imprensa)