No Dia Mundial do Meio Ambiente a Furukawa comemora a coleta de 95.960 quilos (95,9 toneladas) de sucata de cabos eletrônicos e de energia, no período compreendido entre abril de 2019 e março de 2020. Mais de 88 empresas aderiram ao programa Green IT da empresa nesse período, contribuindo para que o material descartado tivesse destinação adequada, de modo a preservar o meio ambiente, reduzir a utilização de recursos não renováveis e, ainda, o consumo de energia.

Os cabos recebidos pelo Programa Green IT, em um ano, representam 47.980 quilos de materiais que deixaram de ser lançados no meio ambiente, onde demoram a se decompor – no caso do PVC contido nos cabos, de 200 a 600 anos. Isso equivale a uma redução na extração de minério de cobre de mais de 9 mil toneladas. A redução do consumo de energia elétrica, nesse período, foi da ordem de 917.378 kWh, suficientes para abastecer 6.116 residências durante um mês.

Criado em 2007, o Programa Green IT consiste na permuta de sobras de cabos de comunicação e de energia, de qualquer fabricante, por cabos novos da marca Furukawa. Esse material é encaminhado para tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias. Já as empresas que aderem ao programa recebem uma bonificação, por meio de um cheque verde (no valor do peso real do material enviado) que pode ser trocado por produtos da Furukawa. Recebem também um certificado de participação no programa, que atesta seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

PUBLICIDADE  

Ao longo de sua existência, o programa da Furukawa contou com a participação de mais de 1.100 empresas, de vários setores – hospitais, instituições financeiras, empresas de logística, redes varejistas, entre outros -, e também prefeituras e órgãos de governo.(Com assessoria de imprensa)