G8 é a primeira operadora nacional com descarte de RPKI inválido


A G8 implementou o RPKI, uma tecnologia que permite validar anúncios de rotas em seu BGP, o principal protocolo de roteamento entre sistemas autônomos (AS) da internet mundial. Quando implementado a validação RPKI, é possível reduzir os riscos de vazamentos de rotas acidentais e até mesmo sequestro de prefixos não pertencentes a um dado sistema autônomo.

Apesar de não ser uma tecnologia nova, o RPKI ganhou mais atenção, principalmente pelo crescimento da quantidade de sistemas autônomos, além de práticas maliciosas por parte de hackers, o que faz com que sua implementação se torne bastante positiva, para melhorar a segurança de roteamento, na internet global.

PUBLICIDADE  

“Funcionam de forma análoga a um certificado digital, onde o portador de um dado CNPJ possuí um certificado digital que passa pela infraestrutura de chaves públicas, onde ocorre a validação. Uma vez estando validado, ele se torna autorizado a realizar assinaturas com fé pública.” Comenta Rodrigo Borges, Gerente de engenharia de redes da G8.

A G8 é uma das operadoras em destaque no cenário nacional, sempre ocupando as maiores posições no ranking Brasil de sistemas autônomos (AS), e estando entre as 100 maiores posições no cenário global. A empresa destaca que contou com a assessoria da NUITEC para a o desenvolvimento deste projeto.

“É um diferencial que nos coloca na vanguarda no quesito segurança IP, sendo de importante relevância em um cenário cada vez mais competitivo onde o fator qualidade aliado a segurança, são pilares chaves do sucesso no negócio dos nossos principais clientes”, destaca o Gerente de contas da G8, Hugo Santos.

A G8 é uma operadora de telecomunicações que atua há mais de 18 anos,em todo território nacional, focada nos mercados de ISPs, wholesale, governo e corporativo.

Previous Covid-19: Abrint cancela evento de abril, mas mantém o de junho
Next Consórcios de pequenas empresas terão preferência nas compras públicas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *