Huawei vai treinar profissionais de rede visando a instalação da 5G no Brasil


A Huawei planeja capacitar mais de 600 profissionais, formar 48 novos instrutores e instalar 12 laboratórios preparados para a prática de instalação de rede de fibra ótica, em parcerias com instituições das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A iniciativa é parte da estratégia da empresa em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de 5G no Brasil e o aumento de empregabilidade.

De acordo com dados da Huawei, em média, mais de 50% dos provedores de internet de banda larga em todas as regiões do país enfrentam grande dificuldade em encontrar profissionais para instalar redes de fibra. Em regiões como Norte e Nordeste esse número pode chegar a 62%, e no Sudeste e Sul pode chegar a 47%.

Em 2018, os provedores de internet contavam com 40,8 mil técnicos instaladores de fibra, sendo 36,2 mil técnicos da própria equipe e o restante de terceiros. Os demais utilizaram cerca de 30 mil instaladores de fibra, sendo 80% de terceiros.

PUBLICIDADE  

O objetivo da Huawei é formar pessoas aptas para o trabalho, independentemente da idade. O programa contemplará três partes: Fundamentos sobre redes de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e fibra; Instalação de redes de fibra – teoria e prática; e, por fim, avaliação e certificação.

“Queremos ter certeza de que os profissionais estão prontos para atender às necessidades de forma prática. Por isso vamos montar 12 laboratórios, no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, para treinar mais de 600 pessoas e formar 48 novos instrutores. Sabemos que equipamentos e estruturas específicas são necessários para transmitir esse tipo de treinamento de maneira adequada. É preciso prática para aprender”, explicou a gerente de capacitação da Huawei Brasil, Camila Borges.

Na primeira etapa do projeto serão capacitadas 600 pessoas gratuitamente, informa a Huawei.(Com assessoria de imprensa)

Previous Plataformas online facilitam pesquisas rápidas por pequenas empresas
Next Grupo DB1 abre 25 vagas para desenvolvedores de software

1 Comment

  1. Avatar
    João Carlos de Souza
    28 de janeiro de 2021
    Responder

    Boa noite estou enterrado em fazer parte da em plantasao da em preza em sp trabalho desde 84 na ária de telecom será um prazer em trabalhar na oi tenho conhecimento na fibra ótica conhecimento nas árias mais crítica que pessoas nesecita na capital de são Paulo nesecita de uma boa enterneti que poderia ajudar cabimento em
    plantação de rede da oi o biter cliente meu telefone 930353504

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *