
A ManageEngine, divisão da Zoho Corporation, lançou a MSP Central, uma plataforma desenvolvida para integrar e simplificar a operação de provedores de serviços gerenciados (MSPs), como suporte técnico ou serviços em nuvem para terceiros, a solução reúne ferramentas de segurança, monitoramento de endpoints e automação em uma única interface.
Com arquitetura modular e funcionamento nativo na nuvem, o MSP Central permite que os MSPs adotem somente os módulos de que precisam, com preços flexíveis e controle detalhado por função. O lançamento ocorre em um contexto de crescimento do setor de serviços gerenciados, que pode movimentar até US$ 511 bilhões globalmente até 2029, segundo projeções do mercado. O segmento é visto como fronteira para expansão de receitas de ISPs.
Entre os principais recursos oferecidos pela nova plataforma estão:
- Monitoramento remoto de dispositivos, com atualização de patches e remediação proativa;
- Automação de fluxos de trabalho, incluindo análise de sentimento e alertas baseados em IA;
- Gerenciamento de contratos, SLAs e pagamentos em interface integrada;
- Proteção contra ameaças cibernéticas, com ferramentas anti-ransomware e controle de navegação;
- Monitoramento avançado de servidores, com suporte para Windows, Linux, bancos de dados e máquinas virtuais;
- Integrações nativas com ferramentas da Zoho e de terceiros, incluindo APIs prontas para marketplaces.
De acordo com Tonimar Dal Aba, gerente técnico da empresa, o MSP Central foi projetado para reduzir a fragmentação de sistemas e a troca constante de consoles pelos times técnicos e tem abertura para ser utilizado com serviços de uma seleção de parceiros, entre os quais ServiceNow, Slack e Zendesk, além de atender a requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A plataforma está disponível para testes gratuitos e tem como meta evoluir com novos módulos voltados à segurança, conformidade e integração com ecossistemas de parceiros. A ManageEngine afirma que continuará incorporando soluções próprias ao MSP Central para ampliar a oferta de serviços gerenciados com mais escalabilidade e eficiência. (Com assessoria de imprensa)
No Comment