NIC.br abre inscrições para nova Semana de Capacitação


Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou, no ano passado, a Semana de Capacitação , cujo objetivo é promover minicursos gratuitos de alto nível técnico relacionados à Internet e redes. A segunda edição on-line da iniciativa, que acontece de 21 a 25 de junho, já está com inscrições abertas.

Os minicursos são independentes, portanto, não há problema se o aluno acompanhar um dia ou outro, até porque os vídeos ficarão disponíveis no canal do NIC.br no YouTube e poderão ser acessados a qualquer momento. Mas atenção: só recebe certificado de participação quem assistir às aulas em tempo real!

“Ao vivo, é possível interagir, tirar dúvidas pelo chat, o que consideramos muito importante para a fixação do aprendizado. Vamos disponibilizar uma equipe para receber as perguntas e encaminhá-las aos instrutores. As aulas serão ministradas pelo NIC.br e por nossos parceiros de conteúdo, que são escolhidos de forma criteriosa”, explica o analista sênior do Ceptro.br|NIC.br, Eduardo Barasal Morales, idealizador da iniciativa, acrescentando que cada um dos minicursos oferece certificação individual.

Segundo Eduardo, os assuntos abordados nesta edição são diferentes dos tratados em 2020. “Para esta edição, optamos por temas que podem ajudar na operação dos provedores. Nós queremos colaborar para o aprimoramento técnico dos provedores de Internet, capacitando o pessoal que ali trabalha, de forma a contribuir também para termos uma Internet com mais qualidade para todos”.
 

As aulas serão transmitidas das 9h às 12h (horário de Brasília, UTC -3), pelo canal do NIC.br no YouTube ou pela página da entidade no Facebook. 

Como atividade de encerramento da Semana de Capacitação, na sexta-feira (25), das 14h às 16h, acontece a Feira Virtual em um ambiente estilizado como um game, que permite uma interação muito próxima à que acontece em um evento presencial, em um formato lúdico e atrativo. Nesse ambiente há corredores, estandes, salas de reuniões privadas, auditórios e espaços de descontração, com o intuito de proporcionar contato direto com os instrutores dos cursos, com a equipe do NIC.br e patrocinadores, gerando oportunidades para networking, negócios e descontração.
 
Os minicursos são uma oportunidade para os profissionais dos provedores de Internet e administradores de redes se aprofundarem em tecnologias e boas práticas, como instrumentação óptica, redes FTTH de alto desempenho, uso avançado de communities BGP, segurança para provedores e o funcionamento das principais CDNs hoje em operação.

Confira a seguir a lista de minicursos desta edição:

•    Segunda-feira, 21 de Junho, das 9 às 12h
Instrumental óptico para provedores de Internet 

Instrutor:
José Torrone (LaserCom)

•    Terça-feira, 22 de Junho, das 9 às 12h
O passo a passo para planejar e expandir uma rede FTTH de alto desempenho 

Instrutores:
Marcelo Machado (FiberSchool)
Matheus Marmentini (FiberSchool)

•    Quarta-feira, 23 de Junho, das 9 às 12h
Tutorial de boas práticas avançadas para sistemas autônomos: communities 

Instrutores:
Eduardo Barasal Morales (NIC.br)
Tiago Jun Nakamura (NIC.br)

•    Quinta-feira, 24 de Junho, das 9 às 12h
Segurança avançada para um provedor 

Instrutores:
Cristine Hoepers (CERT.br|NIC.br)
Klaus Steding-Jessen (CERT.br|NIC.br)

•    Sexta-feira, 25 de Junho, das 9 às 12h
CDNs: entenda como funcionam os principais caches da atualidade 

Instrutores:
Antonio Marcos Moreiras (NIC.br)
Caio Misticone (Netflix)
Claudiney Magno Soares (Globo)
Erick Cassal (Akamai)
Marcos Sant’Anna (Globo)
Rogerio Mariano (Azion)
Ticiane Takami (Cloudflare)

Para saber mais detalhes e garantir sua inscrição, acesse: https://cursoseventos.nic.br/curso/sem-cap-online

O evento conta com o patrocínio de: Juni Link IP & Cloud Network by GIOVANELI Consultoria; WZTECH Networks; ICANN; NETFINDERSBRASIL; Novatec Editora; Solintel; Cisco e Logicalis; 4Bios IT Academy; Globo; Netflix; FiberX e Huawei e com o apoio de mídia da Revista RTI e Infra News Telecom.

Inscrição gratuita em: https://cursoseventos.nic.br/curso/sem-cap-online

Feira Virtual
25 de junho (sexta-feira), das 14 às 16h.(Com assessoria de imprensa)
 

Previous Furukawa abre inscrições para seu prêmio de inovação
Next Anatel aprova renúncia de outorga dada à Infoway para uso de espectro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *