Rede DWDM da Wirelink chega a São Paulo e Rio de Janeiro


A Wirelink, provedora brasileira de serviços de telecomunicações, está investindo na ampliação da cobertura de suas redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) no país. A malha óptica da provedora – que interliga importantes regiões metropolitanas e o interior do Norte e Nordeste – chega agora a São Paulo e ao Rio de Janeiro, expandindo a já extensa rede de alta capacidade da operadora no Brasil.

Segundo Adriano Câmara, CEO da Wirelink, o investimento em redes DWDM faz parte de uma estratégia da provedora de oferecer uma experiência única aos seus clientes, em todas as regiões do país. A empresa está avançando em sua rede com solução da Padtec.

PUBLICIDADE

Para iluminar a nova rota da Wirelink, a a Padtec forneceu transponders duais e amplificadores ópticos híbridos – os mais compactos do mercado –, oferecendo taxas de transmissão de 100 e de 200 Gb/s.

“Essa nova geração de amplificadores traz 96 canais de transmissão, uma quantidade 20% maior do que a geração anterior, que tinha 80 canais”, observou Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec.

Além disso, ressaltou, o novo modelo híbrido oferece uma inovadora funcionalidade de teste automático, que verifica as condições das fibras ópticas ao longo da rota antes de bombear sua potência máxima de transmissão”, completa.

No total, são mais de 700 quilômetros de redes ópticas, com terminações em municípios como São José dos Campos (SP), Parati (RJ) e Angra dos Reis (RJ). As novas redes interligam-se a outras operadas pela Wirelink nas regiões Norte e Nordeste – onde a provedora já soma mais de 20 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas.

Manuel Andrade, CEO da Padtec, comentou que, só no Brasil, a empresa já iluminou mais de 50 mil quilômetros de redes ópticas DWDM para provedores de serviços de internet (ISPs). “No Cinturão Digital do Ceará, por exemplo, o consórcio formado pela Wirelink e outros dois grandes provedores da região nordeste construiu uma rede DWDM de alta capacidade, dimensionada para receber até 40 canais e preparada para transponders de 100 Gb/s  (alguns dos quais já em operação), que interliga várias cidades do estado”, acrescentou;

Previous América Latina terá 995 milhões de dispositivos IoT em 2023
Next Copel Telecom dá largada ao Projeto Verão Conectado

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *