Seis novas operadoras podem integrar consórcio da Infovia 00


Infovia da RNP. Crédito-Divulgação

Crédito: DivulgaçãoSeis novas operadoras foram classificadas para integrar o Consórcio Aberto do Operador Neutro (ON) da Infovia 00 do Programa Norte Conectado, conforme informação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). São elas: Tim, Claro, V.TAL, Ozônio, VOCE Telecom e HTM. As companhias têm três meses para assinar os Termos de Cessão e iniciar a operação. Os contratos são válidos por 15 anos e podem ser renovados.

As operadoras e provedores se juntam às outras seis que já compõe o consórcio. De forma compartilhada, as empresas devem operar, manter e explorar comercialmente a infraestrutura de fibra óptica que tem já implantados 770 quilômetros de extensão. A Infovia 00, operacional desde junho, interliga Macapá (AP) a Santarém(PA), passando pelas cidades paraenses de Almeirim e Monte Alegre e, a partir de Santarém, a Alenquer. No primeiro trimestre de 2023 chegará também a Curuá (PA), acrescentando cerca de 60 km na extensão da Infovia.

PUBLICIDADE

Outra empresa também foi qualificada neste chamamento: a Easytech. No entanto, neste processo, foram disponibilizadas apenas seis vagas. Isso porque as infovias têm 12 pares de fibras ópticas reservados ao setor privado e seis já são ocupados pelas empresas selecionadas no primeiro edital. Esta empresa, Easytech, classificada em 7º lugar, poderá integrar o consórcio em caso de desistência de algumas das selecionadas.

Já compõem o Consócio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00 do Programa Norte Conectado as empresas: Telefônica, Mobwire, BrDigital, ClickIP/ICOM Telecom, SEA Telecom e Aquamar. Elas foram qualificadas em processo de seleção aberto em julho de 2021.(Com assessoria de imprensa)

 

Previous Niqturbo avança com energia solar e conectividade da Eletronet
Next Anatel abre consulta sobre requisitos de fios telefônicos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *