Senac e Cisco se unem para levar cursos para o Amazonas


Senac e Cisco ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas
Senac e Cisco oferecem cursos que visam democratizar o acesso à qualificação em TI no Amazonas | Foto: senivpetro/Freepik
Senac e Cisco ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas
Senac e Cisco oferecem cursos que visam democratizar o acesso à qualificação em TI no Amazonas | Foto: senivpetro/Freepik

O Senac, em parceria com a Cisco, lançou a 1ª Academia Fluvial do Cisco Networking Academy na Balsa-Escola do Senac Amazonas. O projeto visa levar conectividade digital e desenvolvimento de habilidades às pessoas que vivem no Amazonas.

A colaboração com o Cisco Networking Academy pretende democratizar o acesso à qualificação em TI no Amazonas. Com as instalações da balsa renovadas e conectadas, o Senac poderá levar cursos profissionalizantes para cidades do interior do Estado. A maioria delas somente acessíveis por barco.

Publicidade

Os cursos trazem treinamento em habilidades digitais, segurança cibernética, redes e programação, oferecendo um currículo de alta qualidade para posicionar os alunos no mercado de trabalho. A balsa-escola foi remodelada com tecnologia de conectividade Cisco para promover a inclusão digital no Amazonas.

Modernização

A instalação conta com uma rede corporativa de WiFi da Cisco Meraki e câmeras com analítico, infraestrutura de switching e firewall para atender alunos e profissionais do Senac. Dessa forma, será possível levar conectividade de alta velocidade aos municípios ribeirinhos do estado do Amazonas. Ao redor da balsa, a população poderá contar com WiFi público gratuito em um raio de até 30 metros da embarcação.

“Ao longo de mais de duas décadas de atuação, a balsa-escola do Senac tem sido um veículo vital de educação e conhecimento para as comunidades ribeirinhas do Amazonas. Agora, nossa parceria com a Cisco eleva esse projeto a um novo nível, integrando tecnologia de última geração, conectividade e formação profissional à nossa embarcação”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

“Essa iniciativa também permite que a gente ofereça uma gama diversificada de formações profissionais em TI para pessoas que, sem o Senac, dificilmente teriam acesso a essas oportunidades”, completou.

Grande parte dos cursos do segmento de TI ofertados provém do Programa Educação 4.0 do Senac, que integra conteúdo Cisco Networking Academy. Ele é uma ação para posicionar a instituição face aos desafios e oportunidades da transformação digital.

“Estamos democratizando a educação profissional e o acesso à tecnologia e conectividade para as comunidades ribeirinhas do Amazonas, abrindo novas perspectivas sociais e econômicas para a região e sua população, elevando a tecnologia como uma habilidade fundamental para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do país”, afirmou Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.

Balsa-escola

A balsa-escola é um projeto de democratização da educação profissional para os municípios mais distantes no Amazonas. Sua infraestrutura abriga quatro laboratórios, conectados à internet, e um miniauditório que atendem às demandas dos segmentos de: turismo e hospitalidade, informática, saúde, beleza, gestão e comércio.

Desde o ano 2000 a balsa-escola Senac atende os municípios do Amazonas, e já aportou nas cidades de Barcelos, Urucará, Nhamundá, Parintins, Silves, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Manaus, Caapiranga, Anamã, Beruri, Borba, Maués e Humaitá. Foram mais de 19 mil pessoas formadas entre capacitações, aperfeiçoamentos e cursos técnicos.

Previous Logicalis abre inscrições para capacitação de mulheres em TI
Next FiberX oferece soluções Huawei para impulsionar negócios de PMEs brasileiras

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *