Serviços de comunicação recuam 1% em maio


Os serviços de informação e comunicação recuaram 1% em maio frente ao mês anterior, mas avançaram 14,2% na comparação com igual mês do ano anterior, conforme pesquisa do IBGE divulgada nesta terça-feira, 13. No ano, os serviços de telecomunicações tiveram o desempenho mais fraco, com alta de 1,9%, enquanto os de audiovisual saltaram 31,9%. 

Os serviços de TI também tiveram alta significativa na comparação anual, aumentando 31,5%. Os de TIC subiram 12,5% no mesmo tipo de comparação. Porém, no confronto mensal, os serviços de TI recuaram 1,9% e os de TIC também encolheram 1,6%. Telecomunicações ficaram estáveis e audiovisual subiu 2%. 

PUBLICIDADE  

De acordo com o IBGE, o avanço no setor de serviços de informação e comunicação (14,2%) se deve aos incrementos de receita em portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet e atividades de TV aberta. Também tiveram desempenho positivo o desenvolvimento e licenciamento de softwares; outras atividades de telecomunicações; e tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet. 

No acumulado do ano, os serviços de informação e comunicação subiram 7,4% e 2,4% nos últimos 12 meses. Os serviços de telecomunicações subiram 0,1% de janeiro a maio e caíram 1,8% se considerados os últimos 12 meses. O pior resultado nesse tipo de comparação é do audiovisual, que recuou 12,5%. 

Brasil 

Em maio, o volume de serviços no Brasil avançou 1,2% ante abril, acumulando ganho de 2,5% nos últimos dois meses e recuperando parte do recuo de março (-3,4%). Com isso, o setor de serviços volta a ultrapassar o nível pré-pandemia, já que se encontra 0,2% acima do patamar de fevereiro de 2020. 

Frente a maio de 2020, o setor avançou 230%, a terceira taxa positiva seguida e a mais intensa da série histórica, iniciada em janeiro de 2012. O acumulado no ano chegou a 7,3% e o acumulado em 12 meses, a -2,2%. 

Previous Ticket abre vagas na área de TI em São Paulo
Next Brasil TecPar adquire mais um ISP e consolida presença no RS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *