Serviços de telecomunicações caem 0,5% em novembro


Os serviços de informação e comunicação apresentaram resultado positivo em novembro de 2020 frente ao mês anterior em 0,5%, acumulando um ganho de 4,6% desde setembro, conforme pesquisa do IBGE divulgada nesta quarta-feira, 13. Os segmentos de telecomunicações, TIC e TI recuaram no mês em 0,5%, 0,3% e 0,2%, respectivamente, enquanto serviços de audiovisual avançaram 5,6%.

Na comparação com igual período do ano passado, os serviços de informação e comunicação avançaram 1% puxados pelos resultados dos segmentos de TI, que subiu 13,2%, e TIC, com alta de 2,8%. Já os serviços de telecomunicações tiveram perdas de 3,2% e o de audiovisual, de -9,5%.

Segundo o IBGE houve perdas de receita nos segmentos de telecomunicações; programadoras e atividades relacionadas à televisão por assinatura; atividades de exibição cinematográfica; operadoras de TV por satélite; e consultoria em tecnologia da informação.

PUBLICIDADE  

No acumulado do ano, os serviços de informação e comunicação recuaram 2%, contaminados pelo desempenho negativo do audiovisual, com queda de 19,9%, e de telecomunicações, que caíram 3,6% no período. TI e TIC avançaram 7,9% e 0,5% respectivamente de janeiro a novembro do ano passado.

Nos últimos 12 meses, a queda apresentada pelos serviços de informação e comunicação foi de 1,5%, puxada novamente pelos desempenhos negativos no segmento de audiovisual (-16,7%) e telecomunicações (-3,4%). TI (+8,3%) e TIC (+0,7%) amenizaram as perdas.

Queda histórica

Em novembro de 2020, o volume de serviços no Brasil cresceu 2,6% frente a outubro, sexta taxa positiva seguida, gerando um ganho acumulado de 19,2%. No confronto com novembro de 2019, o volume de serviços recuou 4,8% em novembro de 2020, nona taxa negativa seguida.

No acumulado do ano, o volume de serviços caiu 8,3% frente a igual período de 2019. O acumulado nos últimos doze meses (7,4%) manteve a trajetória descendente iniciada em janeiro (1,0%) e apontou o resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica, iniciada para esse índice, em dezembro de 2012.

Previous Guigo TV lança até março pacote de streaming dedicado a ISPs
Next A Importância do Projeto de Rede Óptica FTTH

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *