A Sim Fibra anunciou a aquisição da unidade de negócios IPV7.cloud, especializada em edge computing e soluções de infraestrutura digital, anteriormente pertencente ao IPV7 Group. A operação foi assessorada pela Biancamano Capital, que detinha o mandato de venda da unidade e atuou como advisor exclusivo da transação. Os valores envolvidos não foram divulgados.
Com a aquisição, a Sim Fibra incorpora a estrutura de cloud distribuída desenvolvida pela IPV7.cloud em sete regiões do Brasil. Toda a operação será integrada à malha própria da empresa, que já conta com data centers de padrão Tier III em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, além de cidades como Joinville e Florianópolis. A infraestrutura da Sim Fibra também se estende a pontos internacionais, incluindo Cidade do México, Assunção, Miami, Amsterdã e Frankfurt, em unidades próprias ou via colocation.
Segundo o CEO da Sim Fibra, Joel Nauffal, a transação vai além do ganho de escala. “Essa aquisição não é apenas sobre crescimento de base ou escala operacional. É sobre consolidar um posicionamento estratégico e nos tornarmos referência em armazenamento e infraestrutura para segurança em nuvem”, afirmou.
Esta é a segunda movimentação estratégica da Sim Fibra envolvendo ativos da IPV7. A empresa já havia adquirido anteriormente a carteira de clientes vinculada à parceria entre a IPV7.cloud e a Fulltime, fornecedora de soluções em videomonitoramento inteligente. Na época, a IPV7.cloud era responsável pela camada de armazenamento em nuvem utilizada nos projetos.
Com a nova incorporação, a Sim Fibra reforça sua capacidade de atendimento a operações com requisitos críticos de desempenho, como baixa latência e alta disponibilidade, fundamentais em aplicações de segurança eletrônica e conectividade distribuída. A empresa passa a controlar também a infraestrutura que viabilizava projetos de alta performance em nuvem descentralizada.
A aquisição fortalece a posição da Sim Fibra como player de infraestrutura digital verticalizada, ampliando sua base de ativos estratégicos para suportar soluções em nuvem, dados e videovigilância. O movimento ocorre em um momento de crescente pressão sobre o setor por conformidade regulatória, proteção de dados e resiliência das redes.
A IPV7 Group, por sua vez, destacou o pioneirismo na aposta por soluções de cloud quando o mercado nacional ainda era incipiente nesse segmento. A decisão estratégica de entrada e agora de saída do setor foi liderada por seu CEO, Droander Martins. (Com assessoria de imprensa)
No Comment