A Surf Telecom comunicou seu plano estratégico para os próximos cinco anos. A operadora projeta alcançar a marca de mil parcerias com provedores regionais de internet, os ISPs, até 2030. O crescimento será impulsionado pelo “Plano Surf 1000”, que visa expandir a atuação da companhia por meio de acordos comerciais com ISPs de diferentes portes, especialmente os que operam em cidades menores.
Em 2024, a Surf ampliou em 59% sua rede de parceiros, passando de 273 para 434 ISPs. A meta é incluir mais 250 até o fim deste ano de 2025.
A estratégia da Surf inclui parcerias com marcas como Tá Telecom, Play, Contel, Desktop, Blink, TIP Brasil e Varejo Chip. Somadas, essas marcas ajudam a operadora a atender hoje mais de 350 mil clientes no modelo B2B2C, em que o serviço móvel é ofertado sob a marca do próprio provedor local.
“Estamos desenvolvendo ferramentas para que o provedor consiga vender o serviço móvel além da fibra, incluindo testes com assistentes digitais para ativação de chips”, explicou Fabrício Benjamim, diretor comercial da Surf. Segundo ele, o objetivo é facilitar a entrada de pequenos ISPs no segmento de mobilidade, muitas vezes negligenciado pelas grandes operadoras.
A Surf aposta no modelo MVNO como alternativa para que ISPs mantenham competitividade no mercado. Em regiões com menos de 30 mil habitantes, os provedores locais respondem por mais de 80% do mercado de internet, segundo a empresa. “As grandes operadoras deixaram uma lacuna, especialmente no interior, e os ISPs preencheram esse espaço. Agora, queremos ajudar esses provedores a oferecer também telefonia móvel com uma estrutura de atendimento integrada”, comentou o executivo, afirmou o executivo ao PontoISP.
A empresa também mantém operação nos Estados Unidos, onde atua como habilitadora de MVNOs com a marca Surf USA Mobile. No Brasil, está presente em mais de 5 mil municípios.
No Comment