Apesar de estar presente em 35% dos domicílios, a telefonia fixa é usada com regularidade por menos da metade dos assinantes, de acordo com o Relatório Conexão 2025, publicado pelas plataformas MelhorPlano.net e Minha Conexão. O estudo mostra que 55,75% dos brasileiros que contratam o serviço afirmam não utilizá-lo.
A pesquisa, realizada entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025, reuniu 49,6 mil respostas de usuários de todo o país e mapeia o consumo de serviços de telecomunicações. Os dados indicam que 65,26% dos entrevistados não têm telefone fixo em casa, e entre os que possuem, 23,34% contrataram o serviço apenas por estar incluído no pacote de internet. Apenas 6,14% assinaram a telefonia fixa de forma isolada.
Mesmo diante da queda no uso, o serviço ainda é valorizado por uma parcela da população: 20,83% consideram a telefonia fixa um item importante no lar. Outros 22,51% afirmam que o produto não é relevante, mas o mantêm em casa, geralmente por causa da composição dos pacotes contratados.
No total, apenas 38,27% dos usuários ativos utilizam o telefone fixo para chamadas pessoais. A queda na importância do serviço reflete também nos números da Anatel, que apontou 22,2 milhões de linhas fixas ativas em 2024, o menor volume desde o início dos anos 2000.
Para provedores regionais de internet, os dados do relatório reforçam a tendência de desvalorização do telefone fixo como produto isolado, ao mesmo tempo em que evidenciam o potencial dos combos como estratégia de mercado. Os resultados também reforçam a necessidade de revisão de portfólios, com foco no que realmente gera valor para os clientes finais.
Além da telefonia, o relatório também traz informações sobre a qualidade e uso da internet residencial no Brasil, com base em 9,7 milhões de testes de velocidade realizados no período analisado. Os dados completos estão disponíveis no site do MelhorPlano.net. (Com assessoria de imprensa)
No Comment