A Huawei levou sete estudantes brasileiros finalistas do seu programa de intercâmbio online, o Seeds for the Future, para participarem do ICT Talent Development: Seeds Digital Exploration, que ocorreu em Shanghai, na China, no dia 28 de junho.
Durante uma semana, os estudantes visitaram diferentes locais e aprenderam sobre o potencial da conectividade e das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Lugares como: o escritório da Huawei em Shenzhen, o Centro de Governo digital da cidade, o porto inteligente de Shenzhen, entre outros. Os estudantes também receberam aulas sobre TIC e participaram do MWC Shanghai.
Na cerimônia de encerramento, os estudantes foram premiados pelas autoridades porque venceram a competição Tech4Good na categoria de voto popular. Entre as autoridades presentes estavam o cônsul-geral do Brasil em Shanghai, Augusto Pestana, cônsul-geral Adjunto, chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Roberto de Andrade Filho, entre outros. O cônsul-geral também entregou a premiação para estudantes de outros países da América Latina, como Chile, Argentina, México, Venezuela, El Salvador e Peru.
Seeds for the Future
Na edição do Seeds for the Future de 2024, 50 alunos terão contato com conteúdos sobre 5G, tecnologia em nuvem e IA, além de aulas relacionadas a temas culturais da China. O projeto é uma iniciativa da Huawei para desenvolver o mercado de Tecnologia da Informação e da Comunicação. Durante o intercâmbio, os estudantes terão a oportunidade de trabalhar com novas tecnologias para solucionarem problemas do mundo atual.
A segunda fase do programa está prevista para ser realizada em agosto, de forma presencial, em um dos locais sede da Huawei na América Latina e Caribe. Ela vai reunir mais de 150 participantes de toda a região. Dez estudantes serão selecionados para participar da Competição Tech4Good, feita em grupo, na qual os alunos são responsáveis por criar e apresentar um projeto com soluções tecnológicas inovadoras e de impacto social.
O Seeds for the Future faz parte do Tech4All, plataforma da Huawei que pretende ajudar mais de 500 milhões de pessoas a se beneficiarem da tecnologia digital nos próximos cinco anos. O programa já capacitou mais de 15 mil estudantes, e mais de 500 instituições de ensino em 139 países. No Brasil, cerca de 300 alunos já participaram do programa desde que foi lançado, em 2015, em cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Educação.
No Comment