A Anatel iniciou uma campanha educativa de proteção de dados pessoais, com orientações para criação de senhas seguras, uso de opções de segurança fornecidas pelos aplicativos ou medidas que o usuário pode adotar em caso de ataque digital. A expectativa é de que até nove de dezembro, 200 mil seguidores agência recebam dicas de proteção de dados pessoais pelo FacebookTwitter e LinkedIn. O Portal do Consumidor da Anatel conta, também, com um hotsite sobre a Campanha #ConexãoSegura.

Serão compartilhados 14 posts com orientações, tais como “Crie senhas seguras. Combine Letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais gráficos. #ConexãoSegura”. O próprio sistema de atendimento ao consumidor do órgão regulador – Anatel Consumidor – exige que a senha criada atenda requisitos para uma conta mais segura.

Outra orientação é “Ao atender ligações de desconhecidos, não forneça seus dados pessoais ou senhas. #Conexão Segura”. A campanha #ConexãoSegura foi motivada por reclamações de consumidores sobre tentativas de golpes e por dúvidas sobre como resguardar seus dados pessoais.(Com assessoria de imprensa)