Do Tele.Síntese

A CemigTelecom e a Sumicity, provedor regional com sede no interior do Rio de Janeiro, realizaram acordo de troca de fibras (swap) que vai aumentar o potencial comercial e operacional das companhias. O contrato de compartilhamento de infraestrutura irá agregar 1.100 km de rede para as duas empresas, na região que vai de Viçosa, na Zona da Mata mineira, a Niterói, no Rio de Janeiro.

Com essa parceria, a CemigTelecom vai ampliar sua rede na região da Zona da Mata. Além de garantir da redundância na rota de Belo Horizonte a Viçosa, vai poder atender com fibra cidades que só atendia com rádio como Muriaé e Leopoldina e outras que nem atendia, caso de Cataguases. Isso porque a concessão de energia da Cemig só vai até Viçosa. A partir daí, a concessão é da Energisa. “É um acordo muito importante para reforçar a atuação da operadora na Zona da Mata”, diz Fábio Abreu, diretor Comercial e de Operações da Cemig Telecom.

Para a Sumicity, que atua nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o swap amplia a capilaridade comercial em 32 cidades mineiras. “Essa iniciativa está completamente alinhada com a nossa visão de oferecer um serviço de referência ao estado de Minas Gerais até 2020.

O acordo, além de fornecer a possibilidade de atuação em novas cidades mineiras, proporciona uma rota alternativa de longa distância interligando as principais capitais do Sudeste: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. As perspectivas são excelentes no âmbito comercial por elevar a qualidade e capilaridade de rede para o Sudeste brasileiro”, destaca Vicente Sérgio da Silva Gomes, diretor-presidente da Sumicity. (Com assessoria de imprensa)