A operadora Elisa, líder em TICs e serviços online na Finlândia, completou o primeiro teste de campo com a tecnologia Nokia XGS-PON para redes de acesso em alta velocidade. Com 10 Gbps de velocidade simétricos (downstream e upstream), o XGS-PON permite entregar serviços de banda larga com alta velocidade e qualidade para residências e empresas, segundo a operadora.

A Finlândia é um dos líderes na Europa na adoção da ultra banda larga, e a demanda por mais velocidade na interne e nas redes de acesso continua a crescer. Mais de 50% das residências têm conexão fixa de 100 Mbps ou mais. Por isso, o país é um ótimo laboratório para teste de inovações em banda larga.

Para Matias Castrén, chefe da divisão corporativa de banda larga, o uso da nova tecnologia significa mais velocidade e qualidade na rede de acesso de banda larga fixa. “Melhores e mais rápidas conexões são necessárias para os novos serviços de TV e vídeo, e o incremento na qualidade das tecnologias de vídeo como a 4K. A isso se soma o crescimento do número de dispositivos domésticos usando conexão internet, o que também vai demanda mais banda.” (Com assessoria de imprensa)