Nokia faz teste com rede de acesso de 10 Gbps na Finlândia


A operadora Elisa, líder em TICs e serviços online na Finlândia, completou o primeiro teste de campo com a tecnologia Nokia XGS-PON para redes de acesso em alta velocidade. Com 10 Gbps de velocidade simétricos (downstream e upstream), o XGS-PON permite entregar serviços de banda larga com alta velocidade e qualidade para residências e empresas, segundo a operadora.

A Finlândia é um dos líderes na Europa na adoção da ultra banda larga, e a demanda por mais velocidade na interne e nas redes de acesso continua a crescer. Mais de 50% das residências têm conexão fixa de 100 Mbps ou mais. Por isso, o país é um ótimo laboratório para teste de inovações em banda larga.

Para Matias Castrén, chefe da divisão corporativa de banda larga, o uso da nova tecnologia significa mais velocidade e qualidade na rede de acesso de banda larga fixa. “Melhores e mais rápidas conexões são necessárias para os novos serviços de TV e vídeo, e o incremento na qualidade das tecnologias de vídeo como a 4K. A isso se soma o crescimento do número de dispositivos domésticos usando conexão internet, o que também vai demanda mais banda.” (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE  
Previous Skylane Optics terá transceptor de 1,2 Tbps já em 2018
Next Corning adapta, para provedores, tecnologia utilizada por grandes operadoras

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *