Em tempos de isolamento social por conta do coronavírus, o Grupo Vertentes, de Minas Gerais, desenvolveu uma plataforma Web de streaming totalmente gratuita, onde os principais eventos comunitários das cidades de operação dos ISPs estão disponíveis ao vivo. Desta forma, além de centralizar os eventos sociais e gerar grande relacionamento da sua marca com toda a população, o provedor consegue inverter o fluxo de dados em seus backbones de entrada, evitando grande consumo de banda.

Com a plataforma, todos os clientes dos ISPs consomem o conteúdo localmente e têm uma melhor experiência, enquanto usuários externos buscam o conteúdo em seus servidores, consumindo upload do circuito, que tem grande disponibilidade.

Em uma primeira transmissão com divulgação controlada, foram analisados os recursos de consumo de CPU, memória e IO do servidor de streaming. Em termos de tráfego, as cerca de 80 pessoas que acompanharam uma missa ao vivo geraram um fluxo médio de 70 Mbps.

PUBLICIDADE  

Grande parte deste fluxo foi entregue diretamente aos próprios clientes do provedor, e, portanto, não consumiram recursos de download do backbone de entrada. E a todos os demais clientes externos, o fluxo era servido como upload, onde há uma imensa sobra de recursos.

Papel social

“Nosso primeiro insight veio com o intuito de criar algo rápido e fácil, gratuito para a população e para os organizadores destes eventos de grande importância para a comunidade. Sabemos que existem diversas formas de transmitir através de mídias sociais como Facebook ou Youtube, porém isto limita o público de cada evento à sua própria mídia social e dificulta o processo para os organizadores. Além disso, nem toda a população está presente em todas as mídias sociais – principalmente os idosos. E quando fizemos as contas do tráfego, não restaram dúvidas de que faria todo o sentido para nossa operação”, informa Denilson Rocha, Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Vertentes.

A transmissão é feita de forma muito simples: a empresa orienta quanto à instalação e configuração de um aplicativo gratuito de streaming, que enviará as imagens para os servidores do provedor. A partir daí as imagens ao vivo são transmitidas na internet, além de serem gravadas e disponibilizadas para visualizações posteriores.

Toda a solução tecnológica está sendo oferecida gratuitamente pela empresa, como apoio para que as celebrações e eventos sociais possam continuar disponíveis à população por meio da internet, neste momento em que a maioria das pessoas precisa permanecer em suas casas.

“Acreditamos que todos temos um papel social a ser cumprido, e que temos que fazê-lo positivamente. Nossa empresa sempre esteve presente em ações sociais em nossas comunidades, e em um momento em que as pessoas precisam de mais soluções e tecnologia, não poderíamos deixar de contribuir” comenta Luiz Paulo Melo, Diretor Executivo do Grupo Vertentes. “Basta que o local do evento tenha uma boa conectividade à internet, e que o responsável possua um bom smartphone para fazer a transmissão”, completa.

Outra grande aplicação da plataforma está na possibilidade de se transmitir ao vivo os comunicados e determinações do governo municipal, reuniões estratégicas para a comunidade ou ainda reuniões das diretorias das escolas. Em um período em que as aulas se encontram suspensas, as diretorias podem agendar e efetuar transmissões ao vivo para pais e alunos, por exemplo.

A solução teve como base a tecnologia desenvolvida pela Startup climaaovivo.com.br, que transmite gratuitamente as condições do tempo ao vivo em mais de 100 cidades do país, em sua maioria com provedores de acesso à internet, para os quais envia câmeras IP Full HD para monitoramento climático.

Juntas, as empresas informam que disponibilizarão o código fonte da interface Web gratuitamente a todos os provedores de internet que operam regionalmente no Brasil. Desta forma, cada empresa de telecomunicações local poderá ter sua própria plataforma personalizada com os eventos das suas cidades.

Isto ajuda a manter o tráfego de streaming mais restrito a cada cidade, diminuindo o impacto do consumo de banda na internet nacional, além de manter a essência local dos eventos em cada município. Para solicitar o código fonte basta preencher o formulário de contato no rodapé da plataforma.

Nas cidades mineiras de Oliveira, Carmo da Mata e São Francisco de Paula, em que o Grupo Vertentes atua diretamente com rede própria de acesso à internet, os primeiros eventos já estão disponíveis através do endereço https://aovivo.grupovertentes.com.br. (Com assessoria de imprensa) .