Plataformas de streaming miram ISPs para aumentar base de clientes


Mercado de ISPs têm cada vez mais opções de streamings como SVAs para clientes
Representantes de empresas que alimentam o mercado de ISPs com novas soluções de streaming apresentaram novos produtos no Encontro Nacional Abrint 2024 | Foto: Glenn Carstens Peters/Unsplash
Mercado de ISPs têm cada vez mais opções de streamings como SVAs para clientes
Representantes de empresas que alimentam o mercado de ISPs com novas soluções de streaming apresentaram novos produtos no Encontro Nacional Abrint 2024 | Foto: Glenn Carstens Peters/Unsplash

Nos últimos anos, a demanda por serviços de streaming cresceu exponencialmente. Principalmente impulsionada pela popularização da banda larga e pela busca dos consumidores por conteúdo diversificado e de alta qualidade. Nesse contexto, os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) têm buscado maneiras de agregar valor aos seus pacotes e melhorar a experiência dos seus usuários finais.

Uma das estratégias mais eficazes para alcançar esse objetivo tem sido a oferta de plataformas de streaming exclusivas ou parceiras. Não só enriquecendo o portfólio de serviços dos ISPs, mas também fidelizando a base de clientes.

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A introdução de serviços de streaming voltados especificamente para ISPs traz uma série de benefícios. Em primeiro lugar, permite que os provedores se diferenciem em um mercado altamente competitivo. Assim, oferecendo um produto complementar que atende diretamente às necessidades e desejos dos consumidores modernos.

Além disso, ao incorporar esses serviços, os ISPs podem aumentar a percepção de valor de seus pacotes, justificando, em muitos casos, a adoção de planos de assinatura mais robustos e, consequentemente, mais lucrativos.

Além do valor agregado ao consumidor final, a oferta de serviços de streaming também proporciona vantagens operacionais e financeiras para os ISPs. Parcerias estratégicas com plataformas que oferecem esses serviços podem resultar em acordos comerciais favoráveis. Seja como descontos em licenças ou compartilhamento de receita, além de uma redução na taxa de churn, já que clientes satisfeitos tendem a manter seus contratos por períodos mais longos.

Novidades

O Encontro Nacional Abrint 2024, realizado entre os dias 12 e 14 de junho, em São Paulo, foi palco de importantes lançamentos de SVAs para ISPs. Diversas empresas do setor aproveitaram o evento para apresentar novos serviços, visando atender a crescente demanda por conteúdo digital de qualidade.

Hispasat

A Hispamar/Hispasat apresentou a plataforma Wawe OTT Plus. Desenvolvida como uma solução white label, a Wawe OTT Plus oferece aos provedores de serviços de Internet (ISPs) e operadoras de TV uma plataforma robusta e personalizável disponível em TV online ao vivo e conteúdo premium via satélite.

Claudio Lessa, gerente de vendas de vídeo Latam Hispasat, destacou as dificuldades que os ISPs brasileiros encontram para fazer o lançamento de um serviço de OTT. “Muitos, quando querem fazer tudo in-house, têm uma certa dificuldade. Seja em fazer investimento em infraestrutura, na implementação, estruturar a sua equipe, estruturar a sua rede, negociações com programadoras ou mínimos garantidos”, contou.

Além disso, para Lessa, isso gera uma frustração para o provedor. “Porque é um investimento longo e quando a empresa se dá conta, está sem ativar um assinante e já tendo dívidas. Isso é uma dificuldade que os ISPs têm encontrado no Brasil e não é muito diferente dos outros países da América do Sul”, completou.

O serviço tem como foco os ISPs e operadoras de TV. Lançado no Brasil no Encontro Abrint 2024, já estava disponível na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Para Lessa, os ISPs buscam duas coisas na hora de contratar serviços como o da Hispasat: conteúdo e preço. ”São duas bases principais que o operador está buscando no mercado para poder levar um serviço de qualidade com conteúdo de alta relevância e preço”, disse.

Entre as principais vantagens oferecidas pela plataforma Wawe OTT Plus estão a disponibilidade de mais de 50 canais lineares internacionais de renome, incluindo Disney/ESPN, Warner e Fox, além da incorporação dos principais canais nacionais de cada país. Totalmente personalizável, a plataforma oferece funcionalidades avançadas que garantem uma experiência de usuário superior, adaptável a diversos dispositivos como Android, IOS, AndroidTV, SmartTV, FireTV e Web.

Pensando na fidelização do cliente, ele ainda disse que oferecer mais benefícios pode ajudar. “Essa fidelização, reduz o seu churn. Porque é muito mais difícil o usuário sair, uma vez que ele tem dois serviços contratados com aquele operador. Dois ou três, por exemplo o triple play, que tem a telefonia envolvida. Assim, dificultando mais ainda para o usuário cancelar os serviços, porque ele está lá com um pacote que tem um custo mais atrativo do que se contratasse de forma isolada”, concluiu.

Watch Brasil

Entre os destaques, a Watch Brasil, hub de conteúdo de TV e streaming, anunciou a parceria com a plataforma de conteúdo infantil, Edye. Se tornando a primeira plataforma a oferecer conteúdos com foco em educação e socialização aos clientes.

Maurício Almeida, presidente da Watch Brasil, apontou os benefícios da parceria com a Edye. “Agregar valor com conteúdo é uma busca constante que temos, visando a sustentabilidade dos nossos parceiros provedores”, disse.

Além disso, André Santini, CMO da Watch Brasil, disse que a empresa também vai trazer Disney e ESPN para sua plataforma. “Com isso a gente consegue fechar uma clusterização de portfólio de esporte. Paramount, com Sul Americana e Libertadores, Max trazendo a Champions e Paulistão, a Globo com Premier e agora a ESPN”, contou.

Santini explicou que a empresa oferece dois tipos de modelos de parceria para os ISPs. “O parceiro pode adquirir essa combinação de portfólio por volume, que a gente chama de mínimo garantido. Como ele pode também fazer um contrato sob demanda. Onde ele não precisa me pagar nada. Ele vai pagar o que ele consumir”, explicou o CMO.

A Watch Brasil oferece dois planos: o Up e o Power, ambos vem com o Edye. O segundo é o modelo com mais canais disponíveis. Além disso, há possibilidade de personalizar os planos.

Zapping

A Zapping é um aplicativo para assistir TV ao vivo em qualquer lugar do Brasil. A empresa já atuava no segmento, mas agora lançou uma vertical para mercado B2B, especificamente para os ISPs. Como benefícios para ISPs, no modelo SeAC, a empresa afirmou que não há necessidade de head end do provedor, menos tributação, maior retorno sobre o investimento, entre outros.

Em entrevista ao Tele.Síntese, o head comercial da Zapping, Carlos Reis apontou vantagens para os provedores com o avanço da plataforma, como a exclusividade com algumas das principais emissoras do país para o mercado de streaming. “A gente acabou de ter o ingresso dos canais da Warner e Discovery. Além disso, temos a parceria com a Globo praticamente exclusiva no streaming. Também temos, praticamente, uma exclusividade dos canais Disney e ESPN”, contou Reis.

Além disso, ele afirmou que a empresa também pensa no Brasil integrado. “A Zapping tem um modelo que atende ISPs de todos os tamanhos. Assim, nós diversificamos nossa atuação. E a empresa também olha para conteúdos regionais, as afiliadas locais, todas da Globo, todas da Band e SBT”, disse.

A empresa oferece os pacotes Lite e Lite+, que contam com 50 canais e o pacote Full, que conta com mais de 90 canais. A Zapping tem planos para os provedores revenderem para seus usuários a partir de R$4,90 no pacote Lite+.

OléTV

Dentre os lançamentos da empresa  está a vertical de serviços OléTV Multi Service que visa garantir mais segurança e valor agregado aos ISPs e seus clientes. “Esta nova linha vem atender às reais necessidades que os próprios provedores de internet nos relataram. Antes de desenvolver os produtos, testamos e homologamos serviços e modelos de contrato em uma operadora de telecom”, informa Antônio Gallo, Diretor de Marketing e Novos Negócios da OléTV.

A OléTV Multi Service inclui os serviços de seguro do ONT/Roteador, Assistência Residencial, Telemedicina + Pet e Suporte à casa conectada. Assim, representando um significativo diferencial ao portfólio de serviços do provedor de internet, podendo ser agregado como benefício, com ajuste de valores nas mensalidades, ou como produto adicional para ser comercializado.

Os serviços da OléTV para ISPs podem ser encontrados em 23 estados e no Distrito Federal. São oferecidos quatro pacotes: o Life Line, que conta com mais de 60 canais; o Start HD, com mais de 80 canais; o pacote Top HD, com mais de 120 canais e o Premium HD, com mais de 130 canais. Os preços de cada pacote são: grátis; R$ 79,90; R$ 119,90 e R$ 149,90, respectivamente.

Além disso, a empresa oferece três planos de plataforma aos ISPs: White Label, no qual a empresa oferece a plataforma e conteúdos para o ISP vender com a sua própria marca. Co-Brand 50/50 ilimitado: plataforma de TV com marca dupla e aplicativo único na loja – primeiro pacote de uso ilimitado com divisão de resultados sobre a venda dos demais pacotes. E, por último, Co-Brand 50/50 500 contas: plataforma de TV com marca dupla e aplicativo único na loja – primeiro pacote de até 500 contas, com divisão de resultados sobre a venda dos demais pacotes.

Youcast

A Youcast, empresa agregadora de conteúdos e soluções, demonstrou a plataforma Yplay, de streaming, que pode ser usada em diversos dispositivos, incluindo Roku. Destinada a operadores com mais de 500 usuários, a Yplay é uma solução IPTV/OTT na qual não há necessidade de head end do provedor.

A Yplay possibilita a transmissão de canais de TV lineares, filmes e séries em formato VOD. Tudo isso, além de aplicativos personalizados para múltiplos dispositivos, todos com a marca própria do operador.

Utilizando tecnologia ABR (Adaptive Bitrate), a Yplay promete uma transmissão contínua e adaptável à largura de banda disponível, visando uma experiência de visualização fluida em diferentes condições de rede.

Filipe Paula dos Santos, diretor comercial da empresa, falou sobre a concorrência com a pirataria no mercado que está inserido. “Além da pirataria ‘normal’, que não deixa de ser uma concorrência. Dentro do nosso mercado, existe uma pirataria que se faz de legal, mas não é, e isso atrapalha bastante no dia a dia”, afirmou.

Além disso, ele ainda complementou lembrando como a Youcast tenta lidar com essa pirataria. “Temos que confiar a trabalhar junto com os órgão fiscalizadores. A partir do momento que o usuário passa a ser prejudicado, por ter um sinal pirata, na hora de uma novela, no final de um jogo, ele vai questionar se vale a pena”, afirmou. E pontuou que essas ações precisam ser constantes.

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