O Ookla Speedtest oferece, gratuitamente, ferramentas de teste e análise de banda larga para qualquer pessoa interessada. É possível registrar o histórico de desempenho, para compartilhar e comparar com outros resultados em qualquer lugar do mundo.

De acordo com a empresa, mais de 150 milhões de testes são realizados pela ferramenta todos os meses. Disponíveis na Web e nas plataformas móveis iPhone e Android, os dados coletados alimentam o site de estatísticas globais de banda larga Net Index, onde pode-se navegar pelas principais velocidades de banda larga por país ou limitar as estatísticas a locais muito específicos.

A Ookla atua no segmento de testes de velocidade de banda larga e aplicativos de diagnóstico de rede baseados na web. O software e as metodologias da empresa definem os padrões da indústria de banda larga para precisão, popularidade, facilidade de uso e desenvolvimento subsequente de dados estatísticos. As soluções da empresa, adotadas por provedores de internet do mundo inteiro, têm tradução para mais de 30 idiomas.

A empresa também desenvolveu o Pingtest.net – um analisador de qualidade de banda larga. Também gratuita, a solução de detecção de problemas classifica a conexão com a internet em função de sua probabilidade de lidar com fluxos de música e vídeo, serviços de telefonia via Internet (VoIP), conexões remotas e jogos online. Da mesma forma que em outras ferramentas, permite compartilhamento e comparação.

Para fazer o teste: http://www.speedtest.net