Abrint firma colaboração por uso outdoor do WiFi 6


The 3D rendering building on tablet for wifi 6 concept.

Crédito: Divulgação

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) e a Dynamic Spectrum Alliance (DSA) — ao lado de suas empresas associadas Broadcom Inc. e Cisco Systems Inc. — firmaram uma parceria visando impulsionar o uso de WiFi na faixa de 6 GHz no Brasil. A parceria envolve fornecer tecnologia e capacitação sobre o Sistema de Coordenação Automatizada de Frequências (AFC, na sigla em inglês) para uso outdoor da faixa de 6 GHz por Pontos de Acesso (classificados como equipamento de radiação restrita), na esteira da Consulta Pública N° 79 da ANATEL.

PUBLICIDADE

Broadcom e Cisco são as fundadoras do Open AFC do Telecom Infra Project, que está projetando uma plataforma AFC totalmente funcional em software aberto. Como resultado da nova colaboração, a Broadcom e a Cisco se comprometeram a modificar o código aberto para atender aos requisitos do Brasil, assim que estiverem finalizados pela Anatel. Além disso, o acordo promoverá mais apoio aos provedores regionais em todo o Brasil, com treinamentos sobre o uso do sistema.

Acordo

“Todas as partes envolvidas nesta parceria acreditam que isso beneficiará os usuários brasileiros, melhorando a conectividade de banda larga”, disse Martha Suarez, presidente da DSA. “A DSA aguarda ansiosamente para trabalhar com a Abrint sob este acordo e gostaria de cumprimentar a Anatel por sua liderança no fornecimento de WiFi confiável para todos os brasileiros”.

“Isso fortalecerá a cooperação entre as entidades e proporcionará a troca de informações para maximizar todos os benefícios do Wi-Fi 6E”, disse Mauricélio Oliveira Junior, Diretor Presidente da entidade representativa dos ISPs. “Seja o WiFi 6E hoje ou o WiFi 7 no futuro próximo, esse acordo garantirá que os serviços existentes sejam protegidos contra interferências”.

“A Broadcom está entusiasmada com a parceria com a Abrint para acelerar e apoiar ainda mais o avanço das políticas de espectro não licenciado de 6 GHz que estão sendo promulgadas pela agência reguladora”, disse Christopher Szymanski, Diretor da Divisão de Marketing de Produto para Comunicações Sem Fio e Conectividade da empresa. “Parabenizamos a dedicação da Anatel em apoiar os provedores de internet brasileiros a aumentar o nível da experiência de banda larga para seus assinantes. Estamos plenamente comprometidos, por meio do Open AFC, a desenvolver uma plataforma AFC individualizada para o Brasil, que possa ser usada pelas operadoras para fornecer internet sem fio ao ar livre e de maior calibre, uma vez que a agência habilita a alimentação padrão do WiFi de 6 GHz.”

“A Cisco vem sendo uma parceira orgulhosa no Brasil há mais de 25 anos, com um novo call center WebEx e operações de fabricação no país que, em breve, incluirão dispositivos WiFi 6E”, disse Matt MacPherson, CTO de conexão sem fio da Cisco. “Esta colaboração com a Abrint é apenas o mais recente exemplo do compromisso da nossa empresa com a aceleração digital do Brasil. Anatel liderou a América Latina ao tornar a banda completa de 6 GHz disponível para Wi-Fi. A criação de uma Plataforma Aberta de AFC, focada no Brasil, capitaliza essa liderança e ajudará a garantir que todos os brasileiros tenham acesso ao serviço de internet sem fio de alta qualidade, advindo do WiFi de 6 GHz de potência padrão.”

Confira o acordo na íntegra em: Link (Com assessoria de imprensa)

Previous Anatel aprova revisão do manual da pesquisa de satisfação
Next Erros e riscos na emissão de notas por provedores

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *