Ascenty e NIC.br anunciam ponto de interconexão em Vinhedo


Data center da Ascenty em Vinhedo/Crédito: Divulgação
Data center da Ascenty em Vinhedo/Crédito: Divulgação

A Ascenty anuncia um novo ponto de interconexão de redes na região de Vinhedo, interior de São Paulo. O investimento foi realizado em conjunto com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que mantém e opera o IX.br (Brasil Internet Exchange), projeto referência em infraestrutura para a interconexão direta entre redes em regiões metropolitanas. O volume agregado total de tráfego é da ordem de 22 Tb/s, disponibilizando melhora de qualidade e redução de custo das trocas de tráfego na Internet.

O projeto é resultado da extensão do IX.br de São Paulo — onde já existe um ponto de interligação de redes (PIX) com o data center São Paulo 2 da Ascenty — para dentro do campus da Ascenty em Vinhedo.

PUBLICIDADE

Atualmente, os ISPs e as operadoras que atendem o interior do estado de São Paulo arcam com os custos de rede para se conectarem aos pontos de troca de tráfego na capital. Esse alto investimento de interconexão dentro dos data centers impacta negativamente na relação custo/benefício dessa iniciativa. Portanto, a disponibilidade de um ponto de conexão do IX.br dentro da Ascenty cria possibilidades de negócios e expansão para o mercado.

O foco da Ascenty em infraestrutura e conectividade foi essencial para a criação do novo ponto de presença do IX.br. Além de ter 5.000 km de rede de fibra óptica proprietária conectada às estações de cabo submarino em Fortaleza, Rio de Janeiro e Praia Grande (SP), a Ascenty é “carrier neutral” e garante que seus clientes tenham acesso direto a inúmeras operadoras de telecomunicação em seus data centers.

“A nova estrutura do IX.br em Vinhedo é um passo importante para a expansão da Ascenty em termos de infraestrutura e conectividade. Investir na integração ao PTT em nosso campus com o maior data center da América Latina reforça a preocupação e interesse das empresas em quebrar as barreiras da interconexão preservando a disponibilidade dos acessos e as condições comerciais justas e acessíveis”, ressalta João Walter, executivo de Produtos e Soluções da Ascenty.

“A escolha do novo ponto de abrangência do IX.br foi consequência de um mapeamento estratégico e da necessidade de aproximação com o interior do estado. Também consideramos a importância da conectividade aos data centers de grande porte, com capacidade para hospedar ISPs e provedores de conteúdo. O investimento em novas regiões cria uma maior capilaridade e aproximação, além de tornar a interligação e a troca de tráfego acessíveis para operadoras, ISPs e provedores de conteúdo”, afirma Julio Sirota, gerente de Infraestrutura do IX.br.(Com assessoria de imprensa)

 

 

Previous ANPD vira autarquia por Medida Provisória
Next SmartCities Mundi mostra cidades inteligentes de sucesso

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *