Com ISPs, Akross quer acesso via WiFi a quase todos os brasileiros


Crédito: FreepikA Akross, empresa brasileira de conectividade e projetos digitais, anuncia um plano de parceria com ISPs de todo o país para impulsionar a democratização do acesso a serviços digitais através da ampliação e compartilhamento da rede de WiFi existente no território nacional.

Pelo projeto, os ISPs serão fundamentais para a implementação de múltiplas redes que transformam em um acesso único, simples e seguro a partir do compartilhamento de hotspots WiFi utilizando os pontos de internet existentes nas residências, empresas, equipamentos e espaços públicos e privados, o que elevaria a capacidade de democratização da conectividade digital a todos os brasileiros.

PUBLICIDADE

A Akross estima que os ISPs possam aumentar as suas receitas recorrentes de forma significativa, sem nenhum investimento extra, de forma segura e eficaz, a partir da rentabilização de ativos provenientes da tecnologia de WiFi (dados, bases de assinantes, publicidade, inventário, audiência, entre outros).

O projeto, batizado de Nomad WiFi, envolve apenas uma configuração para a utilização de modem que utiliza duas redes WiFi (SSIDs diferentes); dois conjuntos independentes de IPs; duas alocações de banda larga separadas e instalado nas residências e o lugares externos (espaços públicos e privados), formando o ambiente de compartilhamento universal da rede.

Por meio de App Connection Manager e/ou de SDK os usuários encontram mais facilmente os pontos de acesso e automatizam a conexão à rede WiFi disponível em sua localidade ou em qualquer outro ponto do país. O aplicativo é gratuito e disponível para os clientes das operadoras e ISPs participantes do projeto Nomad WiFi.

A Akross atua em projetos de conectividade WiFi, com plataformas de gestão de serviços digitais, inteligência de dados e já responde por mais de 21 milhões de redes conectadas, representando 47% dos mais de 44,5 milhões já existentes, por meio de acordos com as maiores operadoras brasileiras. Fazem parte de sua rede de parcerias, mais de 70 marcas nas áreas de entretenimento, educação, serviços de Saúde, seguros, meios de pagamento, TV, OTTs, IoT, microlearning, gaming, entre outros.

Luidi Fortunato, Diretor de Operações da Akross, comenta que o crescimento da Internet no Brasil favorece os ISPs entrarem em novos mercados, como o Wi-Fi. “A internet oferece uma ampla variedade de serviços de valor adicionado (SVA) para os provedores, em um país com 90% dos seus lares acessando uma infinidade de serviços digital que demanda alta capacidade de conectividade, dentro e fora das residências. No entanto, é exatamente fora de casa que os brasileiros ainda enfrentam dificuldade de acesso porque possuem planos móveis muito limitados e a maioria dos espaços públicos não oferecem Wi-Fi para todos”, comenta o executivo.

O executivo cita a dificuldade da população em acessar os aplicativos do Governo Federal, como o Conecta SUS e o da Caixa Econômica Federal, devido ao baixo nível de conectividade dos brasileiros via aparelhos celulares. “A esmagadora maioria dos planos móveis de dados são limitados, e os espaços públicos poderiam garantir um WiFi com capacidade necessária e acesso de qualidade aos serviços digitais. Com o Nomad WiFi pretendemos eliminar esta limitação”, afirma ele.(Com assessoria de imprensa)

Previous WDC traz para o Brasil OLT voltada para redes neutras
Next Microsoft 365 Copilot usa IA a serviço da produtividade

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *