O Facebook anuncia que a partir desta quinta-feira, 25, vai passar a exibir uma tela de notificação que permitirá às pessoas saber quando as notícias que estão prestes a compartilhar foram publicadas há mais de 90 dias. Segundo o vice-presidente de Feed e Stories da companhia, John Hegeman, as pessoas desejam ver informações atuais e confiáveis. Além disso, foi adicionado o Botão de Contexto, que fornece informações sobre as fontes de artigos no Feed de Notícias. 

Para garantir que as pessoas tenham o contexto necessário para tomar decisões embasadas sobre o que compartilhar no Facebook, a tela de notificação aparecerá quando clicarem no botão Compartilhar em artigos com mais de 90 dias, mas permitirá que as pessoas continuem a publicar se decidirem que a notícia ainda é relevante. 

Segundo Hegeman, a atualidade de uma notícia é uma parte importante do contexto que ajuda as pessoas a decidir o que ler, confiar e compartilhar. “Os veículos de notícias, em particular, expressaram preocupação com o fato de histórias mais antigas serem compartilhadas nas mídias sociais como notícias atuais, o que pode gerar más interpretações sobre o estado dos eventos em curso”, disse. 

PUBLICIDADE  

Nos próximos meses, também serão testados outros usos das telas de notificação. “Para publicações com links que mencionam a COVID-19, estamos explorando o uso de uma tela de notificação semelhante que forneça informações sobre a origem do link e direciona os usuários à Central de Informações sobre o Coronavírus (COVID-19) para obter informações de autoridades de saúde. Ao fornecer mais contexto, nosso objetivo é facilitar a identificação de conteúdos atuais, confiáveis e valiosos para as pessoas”, concluiu.(Com assessoria de imprensa)