O Google lança, nesta quinta-feira, 25, seu novo aplicativo de fotos, totalmente repaginado e centrado na memória das pessoas. A nova versão pretende ajudar o usuário a encontrar e reviver momentos especiais.   

O redesenho do Google Fotos confere mais destaque a suas fotos e vídeos, além de colocar a busca ainda mais em evidência, com uma nova estrutura de três abas:  

  • Fotos:  Como sempre, a aba principal contém todas as suas fotos e vídeos. Agora, porém, você vai ver miniaturas maiores, trechos de vídeos e menos espaço entre as imagens. Bem no alto será possível perceber um grande carrossel chamado “Memórias”. 
  • Busca: À medida que as bibliotecas de fotos crescem, a busca se torna cada vez mais importante. Por isso estamos colocando esse recurso em evidência, para que você encontre facilmente as pessoas, os lugares e as coisas de que mais gosta. Criamos também uma nova visualização em forma de mapa interativo (e   vamos falar mais sobre isso também). 
  • Biblioteca: A aba “biblioteca” reúne os lugares mais importantes da sua coleção de fotos: os Álbuns, as Favoritas, a Lixeira, o Arquivo, etc. Para usuários dos Estados Unidos, da União Europeia e do Canadá, será possível ver a Loja de Impressão, que oferece produtos impressos com as suas imagens. 

A qualquer momento o usuário pode encontrar seu conteúdo compartilhado. Basta tocar no botão “conversa”, no canto superior esquerdo. 

PUBLICIDADE  

Formato de mapa 

Na nova aba de busca o usuário vai encontrar uma visualização em forma de mapa interativo, reunindo fotos e vídeos. Esse visual foi um dos recursos mais pedidos pelos usuários desde o lançamento do Google Fotos. Basta aproximar ou afastar a imagem com os dedos em formato de pinça para explorar fotografias de viagens, ver os lugares mais fotografados perto da sua casa ou encontrar aquela imagem que você registrou no meio da estrada durante uma viagem de carro. Para quem habilitou a localização na câmera do aparelho, o Histórico de Localização ou a localização preenchida à mão, é possível organizar e buscar fotos por local no aplicativo – e agora essas imagens também vão aparecer no mapa. Os usuários que desejarem mudar essa configuração podem controlar as edições ou desabilitar o Histórico de Localização e a permissão para usar localização na câmera. 

Memórias 

No segundo semestre de 2019 o Google Fotos apresentou o recurso Memórias, que leva o usuário de volta às lembranças bacanas de anos anteriores. Esta acabou se tornando uma das abas preferidas dos usuários: a cada mês, mais de 120 milhões de pessoas clicam em suas Memórias. Agora, novos tipos de Memórias foram acrescentados, como as melhores fotos do usuário ao lado dos amigos e da família em diferentes anos, ou os destaques da última semana. 

As imagens criadas automaticamente pelo Fotos (filminhos, colagens, animações, fotos estilizadas e outras) saíram da aba “Para você” (que não existe mais) e foram para as “Memórias”. Mas o Google sabe que nem todas as memórias precisam (ou merecem) ser revisitadas. Por isso será possível ocultar pessoas ou períodos específicos, bem como controlar o tipo de Memória que o usuário recebe. 

Ícone  

O primeiro ícone do Google Fotos foi inspirado num catavento – referência à saudade das coisas divertidas da infância. A partir de hoje esse ícone terá um visual novo e mais simples, sem perder o formato conhecido do cata-vento que nos leva de volta a um passado feliz.(Com assessoria de imprensa)