O Google Cloud anunciou nesta terça-feira, 29 de abril, durante o Web Summit Rio, um novo compromisso com a formação de mão de obra especializada em tecnologias de nuvem e inteligência artificial. A empresa pretende treinar 1 milhão de brasileiros nos próximos anos, com foco em estudantes, desenvolvedores, startups e clientes corporativos.
A iniciativa inclui parcerias com universidades, cursos gratuitos no YouTube e na plataforma Google Cloud Skills Boost, e participação em eventos de tecnologia. Em 2024, mais de 70 mil pessoas no Brasil já participaram dos programas de aprendizagem promovidos pela companhia.
Entre os cursos em português estão temas como computação em nuvem, análise de dados, cibersegurança e IA generativa. A plataforma também oferece jogos educativos no The Arcade e lançou recentemente três novos cursos voltados à segurança em IA e ao uso do Gemini, um dos modelos de IA do Google, no BigQuery e com Flutter.
Além da qualificação individual, o Google Cloud também aposta no fortalecimento do ecossistema de startups. O programa Google for Startups Cloud oferece até US$ 350 mil em créditos para empresas que priorizam o uso de IA, com prazo de dois anos para utilização. A empresa firmou ainda uma parceria com a Endeavor Brasil para apoiar cinco mil startups em 2025 com capacitação e eventos.
Prazo
Até o dia 30 de abril, estudantes de qualquer instituição podem se inscrever para o programa Google Cloud Computing Foundations Academy, com aulas online em maio. Os participantes terão acesso a conteúdos introdutórios de computação em nuvem, big data e machine learning, além de certificações e acesso à Job Fair promovida pelo Google Cloud.
Durante o evento, a diretora técnica do Google Cloud, Patrícia Florissi, destacou o papel da capacitação como parte da estratégia da empresa para democratizar o acesso a tecnologias avançadas. Ela ressaltou que ferramentas como o Gemini 2.5 — versão mais recente dos modelos de IA generativa do Google — já estão disponíveis para desenvolvedores na plataforma Vertex AI.
Hoje, segundo o Google, mais de 4 milhões de desenvolvedores em todo o mundo estão utilizando os modelos Gemini. Para facilitar esse uso, a companhia lançou recentemente o Gemini Code Assist, ferramenta gratuita que sugere códigos, completa comandos e conversa com os desenvolvedores em linguagem natural.
Com a estratégia anunciada no Brasil, o Google Cloud busca ampliar o acesso às suas tecnologias de IA e nuvem e apoiar o desenvolvimento de soluções digitais por empresas e profissionais em todo o país. (Com assessoria de imprensa)
No Comment