Aos 15 anos e com mais de um bilhão de pessoas de usuários,  o Google Maps anuncia uma série de novidades do aplicativo. A partir de hoje o aplicativo para Android e iOS ganha um novo visual. Tudo o que o usuário precisa estará acessível em abas simples de usar: Explorar, Dia a Dia, Salvos, Contribuir e Novidades.

O visual do Google Maps também foi repaginado, e apresenta agora um novo ícone – mais adequado à revolução representada por essa ferramenta, que hoje é um mapa do mundo. O novo símbolo foi inspirado numa peça fundamental do Google Maps, que existe desde o primeiro dia: o pin que mostra um lugar na tela. Ele representa a transição ao longo da vida do Maps, entre apenas levar o usuário até um destino e ser um serviço completo, que ajuda a descobrir e conhecer lugares novos.

Conheça as novidades:

Explorar: Quer achar um lugar próximo para almoçar ou ouvir música ao vivo? A aba Explorar traz informações, classificações e opiniões de usuários sobre 200 milhões de lugares no mundo todo.

PUBLICIDADE  

Dia a Dia: Com a aba Dia a Dia, o usuário tem certeza de que pegou o melhor caminho. Marque seu percurso diário de casa para o trabalho e receba informações em tempo real sobre o trânsito, a duração do percurso e sugestões de rotas alternativas.

Salvos: Agora, é possível encontrar e organizar os locais salvos numa única página. A aba Salvos permite ver as escolhas do próprio usuário, encontrar lugares, organizar uma viagem e até compartilhar recomendações de locais onde esteve.

Contribuir: Nessa nova aba, dá para contribuir com conhecimentos sobre determinada região, como detalhes sobre ruas e endereços, pontos que faltam no mapa, comentários sobre estabelecimentos comerciais e fotos.

Novidades: A aba Novidades oferece um feed de lugares imperdíveis ou que estão em alta, criado com base em informações de conhecedores da área ou de publicações respeitadas.

Em março

O Google Maps está sempre evoluindo com o objetivo de ajudar o usuário a se locomover em sua cidade – não importa o modo: a pé, de carro, bicicleta ou transporte público.

Recentemente, foram apresentadas as previsões de horários de pico, que ajudam a saber se o ônibus, trem ou metrô vai estar cheio, com base em informações sobre viagens anteriores.

Em breve, para ajudar a planejar ainda melhor o horário, serão acrescentadas novas informações sobre rotas a partir de dados de histórico de viagens. São informações úteis fornecidas por quem já fez o percurso antes, e vão aparecer ao lado das rotas de transporte público disponíveis para determinado trecho.

Com isso, em breve, será possível ver detalhes importantes, tais como:

Temperatura: Saber de antemão se outros usuários daquele transporte acharam a temperatura alta ou baixa.

Acessibilidade: Para usuários com necessidades especiais, será possível identificar linhas de transporte público com equipe preparada para prestar assistência, entradas, cadeiras e botões de parada acessíveis ou telas de LED com alta visibilidade.

Vagão feminino: Descobrir se existe um vagão ou trecho da composição exclusivo para mulheres, estabelecido pela legislação.

Segurança a bordo: Conferir se aquele meio de transporte tem algum sistema de vigilância – um guarda, câmeras de segurança ou telefone disponível para pedir ajuda se necessário.

Os novos recursos serão lançados globalmente a partir de março.(Com assessoria de imprensa)