Governo publica Estratégia de IA do Brasil com propósito de solucionar problemas reais


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação publicou, nesta segunda-feira, 12, a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, que define como prioridade projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2020 a 2023. De acordo com o documento, a estratégia assume o papel de nortear as ações do Estado brasileiro em prol do desenvolvimento das ações, em suas várias vertentes, que estimulem a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial, bem como, seu uso consciente, ético e em prol de um futuro melhor. 

O objetivo é de promover o avanço científico e solucionar problemas concretos do país, identificando áreas prioritárias nas quais há maior potencial de obtenção de benefícios. “Espera-se que a IA possa trazer ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade brasileira, na prestação de serviços públicos, na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na redução das desigualdades sociais, entre outros”, destaca o MCTI. 

O documento estabelece nove eixos, a seguir identificados: I – eixos temáticos: – legislação, regulação e uso ético; – governança de Inteligência Artificial; – aspectos Internacionais; II – eixos verticais: – qualificações para um futuro digital; – força de trabalho e capacitação; – pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo; – aplicação nos setores produtivos; – aplicação no poder público; e – segurança pública. A estratégia segue as recomendações recentes da OCDE. 

PUBLICIDADE  

Caberá ao MCTI criar instâncias e práticas de governança para priorizar, implantar, monitorar e atualizar as ações estratégicas estabelecidas na Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial; coordenar e estabelecer as ações que possibilitem a sua implementação e convidar instituições do setor público, privado e da academia para subsidiá-lo nas ações estratégicas definidas. 

Terá ainda de elaborar relatórios de avaliação da implementação das ações estratégicas definidas na Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial; dar publicidade aos relatórios e avaliar a periodicidade de atualização das ações nessa área. 

Previous Atualização do Pert mostra que 988 municípios não contam com backhaul de fibra
Next Anatel concede 296 outorgas de SCM em março

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *