Atualização do Pert mostra que 988 municípios não contam com backhaul de fibra


Apesar o avanço da fibra óptica em 2020, ainda existem 988 municípios sem redes de transporte (backhaul), sendo a maioria deles nas regiões Norte e Nordeste do país, além dos municípios na região norte do estado de Minas Gerais. É o que mostra a mais nova versão do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert), divulgado nesta segunda-feira, 12, pela Anatel. 

O plano é atualizado todos os anos e o documento atual apresenta um panorama das telecomunicações no Brasil, com dados do último trimestre de 2020. De acordo com o Pert, em 2021 são 4.403 municípios com backhaul de fibra óptica e a previsão é de que essa quantidade chegue a 4.883 em 2023. 

PUBLICIDADE

O Brasil registrou, em 2020, 36,0 milhões de acessos ativos na banda larga fixa e densidade de 51 acessos por 100 domicílios. Em relação à penetração da banda larga fixa, calculada por meio da divisão dos acessos por população (e não por domicílio), o Brasil encontra-se acima da média mundial (17% ante 15,2%), mas ainda distante de países desenvolvidos (33,6%) 

O estado de Santa Catarina apresenta a maior densidade, com 76,4 acessos para cada 100 domicílios e Alagoas o estado com a menor densidade de banda larga fixa, de 17,4 acessos por 100 domicílios. 

Em 2020, pela primeira vez o número de acessos de SCM superou os de STFC, o que indica o cada vez menor uso de telefonia fixa e o aumento expressivo dos acessos fixos à Internet, com a popularização do trabalho remoto e dos serviços online. 

A principal tecnologia fixa de acesso à banda larga em 2020 passou a ser a de fibra óptica (46,5% dos acessos). Os acessos por meio de fibra cresceram significativamente nos últimos anos, tornando-se rapidamente a principal tecnologia no fornecimento de banda larga fixa. 

Na banda larga fixa, o número de conexões comercializadas com velocidade acima de 34 Mbps cresceu 64% entre os anos de 2018 e 2019 e mais 58% entre os anos de 2019 e 2020, tomando o lugar de contratos com menor velocidade de acesso. 

A média da velocidade contratada do serviço de banda larga fixa, de acordo com dados da Anatel, alcançou 76,6 Mbps em 2020. Ressalta-se que tais dados correspondem à quantidade de acessos ativos em cada pacote de velocidade vendido pelas empresas e não a real velocidade trafegada. 

Mesmo a média nacional sendo na ordem de 76,6 Mbps, ao se analisar os municípios com média abaixo de 5 Mbps e que já possuem backhaul de fibra óptica (portanto, teoricamente, poderiam oferecer velocidades médias mais elevadas), verifica-se vários municípios com baixas velocidades, principalmente nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul. 

Previous Mais de 600 municípios têm backhaul de ISPs não notificados
Next Governo publica Estratégia de IA do Brasil com propósito de solucionar problemas reais

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *