ISPs são destaques no mercado de buscas no Google


Crédito: DivulgaçãoMais da metade dos 43 milhões de acesso de banda larga residencial no Brasil estão diluídos por ISPs, como mostra pesquisa feita em anúncios no Google. Somados, eles ocupam a liderança do mercado, como informa a Click Alert, primeira empresa no Brasil especializada na otimização de investimentos em marketing digital por meio do combate a fraudes e abusos de marca na mídia online.

A empresa analisou durante 47 dias (15 de novembro a 31 de dezembro) mais de 128 mil anúncios das operadoras de telecom coletados através de mais de 27 mil buscas de 20 palavras-chave no Google em 1.163 cidades espalhadas por todo o Brasil.

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O período abrange a Black Friday e o Natal, extremamente importante para esse segmento, pois é quando fica ainda mais acirrada a disputa pela mudança de provedor com a oferta de expressivos descontos aproveitando o aumento da demanda para a troca de computadores, celulares e aparelhos conectados.

O segmento de Telecom apresenta uma das mais fortes competições no leilão de cliques para liderar a busca do Google. No período analisado, foram detectados 1.034 anunciantes participando do leilão pelos termos mais importantes ligados à internet residencial.

Nesse levantamento, realizado por centenas de robôs que mapearam a rede mundial de hora em hora, foram monitorados apenas os resultados de Google Ads com base nas buscas de termos genéricos relacionados ao mercado residencial de telecomunicações (fibra e banda larga), excluindo todos os termos de marcas das operadoras.

“A complexidade presente no monitoramento deste amplo universo de empresas com atuação regional foi fundamental para decidirmos realizar esse levantamento inédito no Brasil”, explica Samira Sommer, digital expert de Telecom da Click Alert.

Em 19 estados, a primeira posição dos anúncios do Google foi dominada por uma das operadoras de telecom de atuação nacional. Em São Paulo, o domínio ficou com outra das grandes operadoras. Em contrapartida, nos demais sete estados a primeira posição foi ocupada por operadoras regionais, uma realidade surpreendente até mesmo para profissionais experientes do setor.

Grandes cidades

O estudo detectou que as operadoras regionais se destacam em grandes cidades do interior, ocupando a primeira posição do Google em mais de 50% dos anúncios monitorados em cidades como São Jose dos Campos, Sorocaba, Limeira, Itumbiara, Alfenas, Caruaru, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral, entre muitas outras.

“Observar somente os dados fornecidos pelas ferramentas de gestão de mídia digital pode ocultar distorções significativas no movimento de cada concorrente por cidade. Uma visão microscópica, cíclica e contínua do que acontece no Google traz diferenças impactantes tanto na estratégia como nos resultados dos investimentos realizados em comunicação digital”, complementa Samira Sommer.

Sair das métricas tradicionais de cobertura e posição média e avaliar o que realmente acontece na ponta, pesquisando e analisando os dados reais da busca do Google sob a ótica do cliente, é a proposta desse estudo.

A Click Alert é pioneira nesse tipo de análise e utiliza tecnologia de ponta para captar dados e fornecer insights para os clientes com um único objetivo: potencializar a performance das campanhas digitais no Google Search com análises competitivas e capazes de combater a concorrência parasitária.

O trabalho desenvolvido pela Click Alert, que atende grandes anunciantes brasileiros e internacionais, otimiza a rentabilidade e gera economias significativas em campanhas de mídia, além de reduzir riscos de ações judiciais e garantir que os revendedores cumpram as regras de uso da marca.

A empresa mantém atualmente bases em São Paulo e em Madri, na Espanha, com seu ecossistema de tecnologias especializadas incluindo parceiros do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e também do Brasil.(Com assessoria de imprensa)

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