Mhnet Telecom cresce 92% ao atingir 300 mil clientes em 2021


CEO da MHNet afirma que manterá crescimento em 2022/Crédito: Divulgação
CEO da MHNet afirma que manterá crescimento em 2022/Crédito: Divulgação

A Mhnet Telecom cresceu 92,31% em 2021, de acordo com dados comparativos do ranking da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O valor corresponde ao incremento no número de acessos à banda larga fixa em 12 meses,  de 156.431 mil em dezembro de 2020. Para atingir 300 mil clientes, a Mhnet colocou em prática uma estratégia de expansão que incluiu aquisições de outros provedores de acesso à Internet e ampliação orgânica para novas cidades. Com isso, a empresa está presente em mais de 160 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A operadora mantém essa estratégia de expansão desde 2019. De lá para cá, incorporou 15 provedores de internet, sendo que, 60% das empresas adquiridas corresponderam a negociações efetuadas ao longo de 2021. Para Patrick Canton, CEO da Mhnet Telecom, as aquisições assumiram um pilar fundamental na estratégia de crescimento, porém outra ação igualmente importante foram as expansões orgânicas, por meio de instalação de infraestrutura de fibra óptica FTTH em novas cidades, quanto pelo crescimento na participação de mercado nas cidades com operações já existentes.

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“Enquanto as aquisições de provedores são negociações mais ágeis e podem resultar no crescimento da empresa em poucos meses, a ampliação orgânica segue outra lógica processual e é mais demorada. Um exemplo prático foi a inauguração da operação em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que levou nove meses para ser concluída. Esse tempo envolve diversos processos, como preparação da infraestrutura, contratação de novos profissionais e abertura das lojas de atendimento”, explica Canton. Atualmente, a empresa possui mais de 70 lojas físicas e o CEO ressalta que manterá um crescimento forte e acelerado em 2022, com calendário de expansões orgânicas já no primeiro trimestre do ano.

Para manter esse desempenho durante o ano passado, a Mnhnet Telecom teve um aumento de 84% no número de funcionários entre dezembro de 2020 e de 2021. São, no total, 950 colaboradores diretos com contratação no modelo CLT, além de mais 550 indiretos. Essas contratações são impulsionadas tanto pela expansão orgânica, como pela incorporação dos ISPs, com aproveitamento quase completo do time da empresa adquirida.

Conectividade no interior

Segundo Canton, todas as expansões, sejam orgânicas ou via aquisições, dependem da infraestrutura para serem concluídas com sucesso. “Temos mais de 25 mil km de cabeamento de fibra óptica, distribuídos em uma malha em todos os estados da região Sul, assim como em Mato Grosso do Sul e São Paulo”, acrescenta o CEO.

Em adição a capilaridade do cabeamento, a Mhnet utiliza uma tecnologia de Multiplexação Densa por Comprimento de Onda, ou DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing)  em 3 mil km das rotas principais de sua infraestrutura de rede. As rotas com DWDM constituem a espinha dorsal do sistema de transmissão da empresa, responsável por levar maior capacidade de comunicação a todas as cidades.

Desde 2012 a empresa investe em instalações DWDM. As mais recentes, em 2021, foram direcionadas à ampliação das conexões e instalação de novas rotas e conexão com Data Centers, CDNs (Content Delivery Network ou redes de distribuição de conteúdo) e PTTs (pontos de troca de tráfego). Além disso, está em execução uma rota de São Paulo a Mato Grosso do Sul, com uma adição de mil km de rede, sendo 90% subterrânea. “Todas as grandes operadoras do mercado utilizam essa tecnologia e, apesar de nascermos como uma empresa regional, temos grandes objetivos para o futuro e estamos construindo gradativamente nossa competitividade no segmento”, diz.

IPO

Fundada em Maravilha, interior de Santa Catarina, em 2002, a Mhnet Telecom completa 20 anos de atuação no segmento de telecomunicações.

“Em 2021, vimos uma corrida de provedores à bolsa e esse é o caminho natural para a Mhnet também. Sabemos o caminho que temos que percorrer para lançar um IPO e estamos nos planejando para consolidar esse novo movimento comercial nos próximos anos”, complementa o CEO.

Para isso, a empresa pretende ampliar a expansão orgânica durante 2022, com um cronograma de inaugurações ao longo do ano. De acordo com Patrick Canton, no primeiro trimestre haverá o lançamento de operações na cidade de Sorocaba (SP) e São Mateus do Sul (PR). “Além dessas duas expansões orgânicas, estamos trabalhando na expansão das operações no litoral de Santa Catarina, nas regiões de Itajaí, Navegantes, São José e Criciúma. Ainda, manteremos um ritmo de ampliação forte e acelerado nas operações realizadas em 2021, na Região de Ponta Grossa (PR) e Caxias do Sul (RS)”, conclui.(Com assessoria de imprensa)

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