No Dia Mundial das Telecomunicações, Abranet destaca ISPs


Eletronet ativa IX em Belo Horizonte, Crédito-Freepik
Crédito-Freepik

Crédito: FreepikNo final de 2022 o Brasil contava com 44,9 milhões de acessos à internet de banda larga fixa, metade deles oferecidos por prestadores de pequeno porte (ISPs) presentes em todo o território nacional.  Os dados, coletados pela Anatel, são utilizados pela Abranet (Associação Brasileira de Internet) para ressaltar a importância dos pequenos empreendimentos dos setores de internet e telecom.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 17, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, a Abranet observa que “a internet brasileira cresce com rapidez e resiliência graças ao trabalho de milhares de pequenos operadores de telecomunicações que proveem a infraestrutura para os serviços de banda larga fixa em todas as cidades do país”.

PUBLICIDADE

A entidade prevê que essa participação deverá ser ampliada com a utilização de frequências não licenciadas, como o WiFi 6E, que se trata de um “insumo essencial para a expansão de toda cadeia de valor da internet brasileira”.

Veja a íntegra da manifestação da Abranet:

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

Comemoração no Brasil se deve muito aos esforços dos pequenos operadores de telecomunicações

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, 17 de maio, pode ser cada vez mais comemorado no Brasil.

Depois de se fazer presente nas grandes cidades, a internet brasileira cresce com rapidez e resiliência graças ao trabalho de milhares de pequenos operadores de telecomunicações que proveem a infraestrutura para os serviços de banda larga fixa em todas as cidades do país. 

De acordo com dados da Anatel, o Brasil fechou 2022 com 44,9 milhões de acessos de banda larga fixa. Deste total, 22,8 milhões eram contratos de prestadoras de pequeno porte, sendo 88,9% usando a tecnologia de fibra ótica.

Mas resta ainda o desafio de expandir a cobertura e qualidade dos serviços móveis, onde a competição trazida pelo espectro não licenciado, como no WiFi 6E, é insumo essencial para a expansão de toda cadeia de valor da internet brasileira.

Diante de sua representatividade em âmbito nacional, a Abranet vem colaborando com a Anatel no sentido de se expandir as aplicações do WiFi 6E como uma faixa de frequência não licenciada para uso outdoor, aberta ao desenvolvimento de novas aplicações para provedores e usuários.

Neste 17 de maio a Abranet faz um agradecimento especial aos pequenos operadores de telecomunicações e expressa a eles o reconhecimento de sua importância para a vida das pessoas, das empresas, das organizações em geral e do país.   

A diretoria da Abranet – Associação Brasileira de Internet. “

Previous Alares inclui serviço de streaming especial em seu portifólio
Next Um Telecom oferta videomonitoramento para pequenos negócios

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *