TV paga: em abril provedores responderam por 74,73% das novas adições


A TV paga terminou abril praticamente estável. As operadoras do setor desligaram 8,88 mil acessos no mês, equivalente a 0,05% do total de 17,97 milhões de assinaturas. Contabilizados como “Outras”, os provedores regionais foram os responsáveis pela maior parte das adições no mês. Acrescentaram 31,9 mil acessos em abril, enquanto Telefônica e Oi adicionaram, respectivamente, 7,5 mil e 3,2 mil. Ou seja, os pequenos foram responsável por nada menos que 74,73% das adições.

Apesar desse resultado, ainda é pequeno o número de provedores regionais que optou pela oferta de serviços de assinatura. Mesmo alguns que possuem a licença Seac, que lhes permitira prestar esse serviço, há muitas reticências em fazer investimento para esse mercado que vem apresentando uma curva de queda há algum tempo.

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No resultado geral, na comparação anual, a baixa é de 4,33%, equivalente a 814 mil acessos. Os números foram revelados hoje (28) pela Anatel.

Em números absolutos, a Sky foi a operadora que mais perdeu clientes no período, após desligar 30,7 mil acesos. Em seguida, vem a Claro (Net), com 18 mil desligamentos em abril.

No ano, a Oi segue isolada como responsável por atrair a maior parte dos novos clientes de TV paga brasileiros. A operadora cresceu 11,4% em 12 meses, somando 156 mil novos acessos. Outra operadora que cresceu em um ano foi a Algar, que somou quase 22 mil assinaturas.

Ainda assim, pouco mudou em termos de market share desde abril de 2017. A Oi ganhou pouco mais de 1 p.p., ficando com 8,51% de participação, se aproximando da Telefônica Vivo, que terminou o mês com 8,87% de fatia de mercado.

Claro e Sky continuam a concentrar quase 80% do mercado. A Claro, porém, perdeu 1,48% de share desde então, ficando agora com 49,85%. E a Sky perdeu 0,2%, ficando com 29,35%. Os provedores regionais, apesar do crescimento deste mês de abril, no último ano registraram apenas 1,52% de market share (tinham 1,65% há um ano).

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