O MSP pode contribuir para a segurança e digitalização do ISP


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

*Por Paulo Frosi

 Com a exponencial onda de transformação digital nas empresas, a facilidade em se deparar com processos e rotinas já “ultrapassadas” dentro do seu próprio negócio fica cada vez maior.

PUBLICIDADE

Essa preocupação aumenta ainda mais quando pensamos sobre os processos que envolvem a área da Tecnologia da Informação, tendo em vista que não são todas as empresas que conseguem manter, do ponto de vista estrutural e financeiro, uma equipe dedicada de TI em tempo integral, para todos os processos.

E é para ajudar as empresas com serviços de tecnologia, como ISP, que os Managed Service Providers (MSPs) – em tradução livre, Provedores de Serviços Gerenciados – tornam-se cada dia mais fundamentais.

Quer entender melhor sobre esse serviço e conhecer as principais vantagens em utilizá-lo em sua empresa? Confira o artigo que preparamos para você continuar por dentro das evoluções nos serviços da tecnologia!

O que é um MSP?

Um Provedor de Serviços Gerenciados (MSP) é uma organização terceirizada que gerencia remotamente a infraestrutura de TI de um cliente e os sistemas do usuário final.

Pequenas e médias empresas, agências governamentais e organizações sem fins lucrativos contratam MSPs para executar um conjunto definido de serviços de gerenciamento diário. Esses serviços podem incluir gerenciamento de rede e infraestrutura, segurança da informação, prevenção e monitoramento de riscos e ameaças.

Para equilibrar os custos de trabalho, as MSPs adotam softwares de monitoramento e gerenciamento remoto. Isso possibilita a solução de problemas a distância e o atendimento de mais de um cliente ao mesmo tempo. As empresas de MSP podem oferecer outros serviços como aplicativos para gestão de servidores, redes, além de outras prestações de serviços para os usuários finais das organizações.

Quais são as vantagens em contratar os serviços de um MSP?

Ao optar pelos serviços de MSPs, as empresas – principalmente as PMEs – não precisam se preocupar em ter uma equipe de TI robusta e em tempo integral. Isso acontece porque todos os problemas e impasses que surgirem poderão ter soluções de assistência técnica garantidas pela MSP contratada, de forma remota e, na maioria das vezes, rápida.

Além da redução de custos de trabalho, outra vantagem em utilizar esse serviço está na segurança adquirida. As MSPs são capazes de assegurar e realizar backups de segurança de dados e atualizações de softwares e sistemas operacionais, além de trabalharem em melhorias de experiência do usuário, quando o contrato inclui também a responsabilização pela integridade de softwares e hardwares.

O modelo de MSP é ideal para pequenos provedores (ISP) que precisam otimizar, digitalizar e claro, garantir a segurança das suas informações e as de seus clientes (e em conformidade com a LGPD), mas que, ao mesmo tempo, ainda não conseguem despender investimentos em uma área exclusiva e capacitada em Tecnologia da Informação e Governança da Informação.


*Diretor de Negócios Corporativos da Connectoway

Previous NEO oferece 271 novas vagas em contact center
Next Unifique pode emitir até R$ 150 milhões em debêntures

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *