No mês de maio foram observados os maiores picos de tráfego online dos últimos três meses no Brasil e na América Latina. A Akamai Technologies tem acompanhado as tendências de navegação online em todo mundo, principalmente após o início do isolamento social.  

15 de maio 

O dia 15 de maio foi movimentado na internet não só no Brasil, como na América Latina. É o primeiro pico registrado no mês e também o maior de todos, com aumento de cerca de 150% da média diária de tráfego. Alguns acontecimentos podem justificar esse fenômeno no país como, por exemplo, a saída do ministro Nelson Teich do Ministério da Saúde em meio à pandemia de COVID-19, que gerou um pico nas buscas no Google.  

PUBLICIDADE  

Outro acontecimento que gerou buzz online foi a liberação gratuita pela Epic Games do jogo GTA V, um dos games mais populares. E, além disso, dia 15/5 foi a estreia do clipe de ‘Rain On Me’, da cantora pop Lady Gaga com a participação de Ariana Grande, que bateu o recorde de mais de 31 milhões de streams apenas na primeira semana. 

19 de maio 

O segundo pico de navegação foi registrado quatro dias depois, em 19 de maio. Entre os principais acontecimentos que podem levar a um aumento considerável do uso da internet estão o decreto do uso obrigatório de máscaras em todo o país, o anúncio da antecipação de um feriado prolongado no estado de São Paulo como medida de prevenção ao COVID-19 e também a notícia de que o país havia ultrapassado pela primeira vez a marca das mil mortes diárias em função da pandemia. 

27 de maio 

Já o terceiro e último pico ocorreu na última semana de maio, no dia 27, quarta-feira. Na data, milhares de brasileiros receberam a notícia de que a Caixa Econômica Federal havia creditado novos lotes do auxílio emergencial oferecido pelo governo. A data também marcou o término do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020. 

Porém, vale ressaltar que um dos principais acontecimentos internacionais também teve influência no Brasil: neste dia, o mundo estava com grandes expectativas acerca do lançamento da Crew Dragon, primeira nave tripulada da SpaceX, de Elon Musk. O assunto esteve nos trending topics mundiais do Twitter e também no Brasil. Devido ao mau tempo, o lançamento precisou ser adiado para o dia 30 – quando ocorreu normalmente.(Com assessoria de imprensa