Um Telecom debate sustentabilidade no setor de data centers


Foto: Freepik
Um Telecom debate sustentabilidade no setor de data centers
A Um Telecom destaca a importância da sustentabilidade para o futuro dos data centers no Brasil | Foto: Divulgação

A Um Telecom destacou a importância da sustentabilidade e da eficiência energética para o crescimento do setor de data centers no Brasil. Daniel Gomes, COO da Um Telecom, trouxe à tona os desafios relacionados ao alto consumo de energia elétrica nos data centers e a necessidade de investir em fontes renováveis para garantir a viabilidade econômica e ambiental dessas operações no longo prazo.

Durante o DCD>Connect São Paulo 2024, evento focado para quem projeta, constrói e opera data centers, Gomes enfatizou que o consumo de energia elétrica tem um papel central nos custos operacionais dos data centers. Assim, representando até 60% das despesas mensais dessas infraestruturas.

Publicidade

“Para se ter uma ideia, um data center de 10 MW de carga de TI consome o equivalente a uma cidade de 50 mil habitantes, como Campos do Jordão, em São Paulo”, explicou o executivo. Ele também destacou que a crescente demanda por serviços de inteligência artificial e armazenamento de dados deve elevar ainda mais esse consumo nos próximos anos.

Vantagem do Brasil

O executivo apontou o Brasil como um país com vantagens significativas para liderar a adoção de data centers sustentáveis, graças à alta participação de fontes renováveis na matriz elétrica nacional. “Quando a gente fala em energia no Brasil, temos a hidroelétrica, a eólica e a solar, que são das mais limpas do mundo. Cerca de 90% da nossa matriz elétrica é renovável, enquanto a média mundial é menos de 50%”, afirmou Gomes.

O Brasil, portanto, está em uma posição privilegiada para integrar sustentabilidade às operações de data centers, tanto no mercado interno quanto no fornecimento de serviços para outros países. Além disso, especialistas apontam métricas como o percentual de uso de energia renovável, a eficácia no uso de energia (PUE) e a gestão de água (WUE) como indicadores fundamentais para avaliar a sustentabilidade no setor. (Com assessoria de imprensa)

Previous Desktop busca ampliar portfólio de banda larga
Next Unifique mira três milhões de clientes na telefonia móvel em 2030

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *