Um Telecom lança plataforma Argos


Um telecom lança Argos. Crédito-Freepik
A Argos pode ser usada nos equipamentos legados. Crédito-Freepik
Um telecom lança Argos. Crédito-Freepik
A Argos pode ser usada nos equipamentos legados. Crédito-Freepik

A Um Telecom lança plataforma Argos, que utiliza as imagens da rede de videomonitoramento e entrega relatórios de analytics tailor made, ou seja, totalmente customizados para o tipo de negócio, seja voltado ao varejo ou à indústria.

Trata-se de dados extraídos das imagens, com alto nível de acurácia, capazes de encontrar padrões estratégicos, como o número de clientes que visitam por hora a loja. Ou quais são os roteiros mais comuns entre os clientes nos corredores do mercado. E perguntas mais complexas, como: quantas vezes o cliente “X” esteve na loja, quanto tempo ficou em cada visita e por quais corredores passou.

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O nome Argos tem origem na mitologia grega: Argos Panoptes era um gigante com corpo coberto por cem olhos. Foi usado pela deusa Hera como vigia e, depois de morto, foi transformado em um pavão. A lenda explica os “olhos” nas suas penas coloridas da ave.

O Argos é uma solução com amplo espectro de aplicações, indicada para empresas de todos os tamanhos e flexível no uso do hardware instalado.

A plataforma pode ser usada também na indústria, para análise de conformidade do produto. É útil para o setor de recursos humanos, para saber quais funcionários estão usando, por exemplo, óculos de segurança e luvas (equipamentos de proteção individual – EPI). Ou então, no caso de um estabelecimento com câmaras frigoríficas, saber se o colaborador excedeu o tempo seguro de permanência no local. O Argos pode, ainda, analisar imagens de satélite, para avaliação topográfica ou da cultura que está sendo plantada.

A solução é alimentada por imagens e o retorno são relatórios analytics, que conseguirão direcionar as melhores ações para evitar perdas e gerar economias aos negócios. A inteligência artificial combinada com machine learning (aprendizado de máquina) transformam as imagens em dados valiosos e precisos. Em seguida, os dados são analisados de acordo com as necessidades que o cliente demanda.

A tecnologia é sofisticada e o Argos possui diferencial competitivo para o mercado, que é o de poder ser utilizado em qualquer equipamento legado do cliente. A plataforma não pede novas câmeras, sensores ou novo circuito interno. Ela utiliza os equipamentos instalados e apresenta resultados proporcionais a ele. O Argos precisa que o videomonitoramento esteja conectado à internet. Uma vez que as imagens são enviadas para a nuvem do Argos, o resto é com o sistema.

A plataforma Argos nasceu da startup PanOps, braço da Um Telecom, que funciona como uma unidade de desenvolvimento. A evolução na aproximação entre as duas é resultado de um histórico de parcerias bem-sucedidas.

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