UM Telecom se prepara para disputa do leilão 5G de olho na faixa de 26 GHz


Rui Gomes – Um Telecom – INOVAtic 2021

O que não parece faltar são desafios para a Um Telecom, provedora de acesso à Internet que atende tanto o mercado corporativo quanto ISPs com a oferta de conectividade baseada em sua rede de mais de 15 mil quilômetros de fibra óptica. Depois de ter investido R$ 15 milhões na expansão dessa infraestrutura, agora é a vez de dobrar os investimentos para alcançar novos desafios, como ampliar a oferta de serviços para o provedor regional, criar uma rede neutra, conquistar cerca de 100 mil clientes B2C em cinco anos e disputar o leilão 5G da Anatel, principalmente para o uso da faixa de 26 GHz. 

Rui Gomes, CEO da operadora, já havia manifestado seu interesse em disputar o leilão 5G em sistema de consórcio com outras empresas e fundos. Agora, afirmou que as negociações estão em andamento e cita especificamente a disposição pela disputa de espectro de 26GHz, que pode ser utilizado principalmente para complementar a infraestrutura em fibra óptica. Mas não descarta que há também negociações similares para o espectro de 3,5GHz. 

Na sua avaliação, o 5G é um processo evolutivo da conectividade e é mandatório que as empresas estudem esse tema.  E abre um leque de oportunidades também para os provedores regionais que podem, por exemplo, responder pela última milha dos projetos 5G de grandes operadoras. 

PUBLICIDADE  

A operadora enfrenta também desafios para montar uma rede neutra que, de acordo com o executivo, construa um modelo de negócios que favoreça tanto quem está comprando quanto vendendo a conectividade. Ele lembra que é preciso amadurecimento e a primeira experiência semelhante, com os ISPs utilizando as redes das operadoras para garantir cobertura, não teve sucesso e induziu os provedores regionais a investirem em sua própria infraestrutura, preferencialmente de fibra óptica. 

“Hoje os provedores respondem por uma capilaridade de mais de 400 mil quilômetros de redes de fibra óptica no país e acreditamos na expansão dessa área com ainda mais profissionalismo”, disse. A Um Telecom procura estar ao lado do provedor não apenas no uso de sua rede como também na entrega de soluções para esse mercado em expansão. Isso inclui oferecer aos ISPs a possibilidade de ofertas a seus clientes como streaming de vídeo, cloud computing, vídeo cloud e segurança, por exemplo. A empresa tem um departamento de inovação que é totalmente voltado para o desenvolvimento de novas plataformas para os provedores e em breve lançará um novo produto, a TV fechada. 

B2C 

Gomes lembrou que não foi fácil a decisão de a empresa apostar também no mercado B2C. “Sempre respeitamos muito o provedor regional como nosso cliente e os admiramos pelo trabalho que fizeram”, explicou. Com a resistência a esse projeto vencida dentro da operadora, a decisão foi então criar uma startup com foco na oferta de banda larga. A previsão de dois anos ter cerca de 100 mil clientes não fica restrita regionalmente a Pernambuco, estado sede da Um Telecom, mas avançar também em outras regiões. 

Este ano, a empresa começa a aplicar a segunda fase de seu plano de investimentos, com R$ 30 milhões em expansão das redes e outras atividades. Na opinião de Gomes, a empresa deve crescer cerca de 30% este ano. (Por Wanise Ferreira)

 

Previous Watch Brasil fecha parceria com empresa de engajamento por recompensas digitais
Next Operador neutro da Infovia 00 será selecionado ainda este ano, diz RNP

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *