Uso outdoor do WiFi 6 abre leque de negócios para ISPs


Crédito: DivulgaçãoAlém da complementariedade com as redes 5G, o uso outdoor da faixa do WiFi 6E abre um leque de possibilidades de negócios para os ISPs. A afirmação é do diretor de Negócios Corporativos da Connectoway, Paulo Frosi, que aponta a atuação em grandes eventos, no campo ou até vestíveis e aplicações de realidade virtual ou aumentada.

Frosi conta que, no Fortal 2022, carnaval fora de hora que acontece na capital do Ceará, a Connectoway e a Huawei, com 15 equipamentos, conseguiram conectar simultaneamente 15 mil dispositivos. Tudo isso com a ajuda de provedor local.

PUBLICIDADE

O uso outdoor da faixa de 6 GHz está em consulta pública na Anatel e, para Frosi, o principal ponto é a escolha da entidade que vai controlar a potência de transmissão para evitar interferências, por meio do sistema AFC. Ele defende uma entidade neutra, ao invés de um dos fabricantes do sistema.

Preço em queda

Enquanto o uso outdoor ainda está em consulta, muitos provedores estão trocando as ONUs e roteadores de seus clientes residências por aparelhos compatíveis com o WiFi 6. Isso está sendo possível por que os preços estão em queda desse tipo de aparelho, com custos entre 15% a 20% maiores que a tecnologia anterior, disse Frosi.

Segundo Frosi, mesmo em computadores que ainda não agreguem a tecnologia AX, é possível observar o aumento da velocidade da conexão, no limite do dispositivo. E isso, ressalta, ajuda na competitividade da empresa.

Já no mercado corporativo, as aplicações do WiFi 6 estão mais estruturadas e a adoção avança mais, diz Frosi. “A Huawei, nossa parceira nessa tecnologia”, já dispõe de produtos comerciais testados e homologados”, observa.

Além do desenvolvimento de novas aplicações para o WiFi 6E, a Huawei começa a testar o WiFi 7, em seus centros de pesquisas. “A frequência que será usada é a mesma nas duas tecnologias, o que muda é a capacidade do rádio e a sofisticação dos equipamentos, por isso vão andar juntas”, completou.

Previous Conselho Consultivo vai opinar sobre consumidor, espectro e poste
Next CDN e Copa do Catar: o torneio da conexão

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *