Watch Brasil aposta em inovação para ampliar acesso


crédito: DivulgaçãoOs serviços de streaming, que vem ocupando um espaço cada vez maior na vida dos brasileiros, apostam em inovação para aprimorar a jornada dos usuários nas plataformas, como a Watch Brasil, hub de conteúdo criado para impulsionar provedores de serviços de internet (ISPs). Para conquistar o mercado e possibilitar que os usuários paguem por uma única assinatura e tenham acesso a mais de 30 mil horas de conteúdo, Maurício Almeida, cofundador da Watch Brasil, diz que a companhia investe na integração de ferramentas para se tornar data driven.

“Ou seja, tomar as decisões baseadas nos dados da jornada dos clientes. Ainda estamos na etapa inicial, mas vem muita coisa boa por aí. Outro elemento que será transformacional é a forma como a Watch BR entregará publicidade a seus usuários”, destaca o executivo. E, por isso, que o ano de 2023 tem sido tratado dentro da companhia como o impulsionador de novos negócios.

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“Tivemos um crescimento muito rápido, pois nos colocamos em um nicho de mercado em que a demanda existe, com um público interessado em consumir produtos de qualidade e com tecnologia de ponta”, explica Almeida, pontuando que em pouco mais de quatro anos de existência, a companhia já possui mais de 500 ISPs como cliente, com mais de 1.7 milhão de usuários atendidos, tendo parceiros como HBO, Paramount, DGo, grupo NEWCO e outros parceiros estratégicos

“Temos um objetivo claro de chegar a 800 ISPs em 2023. Mais que o número, o objetivo maior é garantir que nossos clientes tenham as soluções da Watch como agregação de valor na retenção e rentabilização dos seus clientes finais. Costumo dizer que a Watch é um caminho relevante para a descomoditização do serviço da ISP,  que não pode se resumir apenas no serviço de banda larga, mesmo contando com a qualidade da fibra. Isso já está comoditizado“, analisa.Para celebrar essas mudanças e o novo momento da companhia, a Watch BR lançou recentemente a campanha “A Watch a um play de todos”. O objetivo, de acordo com André Santini, CMO da empresa, é apresentar ao mercado sua proposta de valor, aliando valores e diferenciais da marca à performance na jornada de consumidores e parceiros.

“Agora, adotamos um posicionamento de BRETAIL, em que os valores e diferenciais da marca andam junto com a performance a partir da leitura de toda jornada (impactos midiáticos, funil para leads qualificados, fechamento de contratos e retenção da base de ISPs e seus clientes finais). Voltamos aos conceitos mais tradicionais do varejo de serviço/distribuição, e estruturamos um material cuja missão seria atender às expectativas do sell in e sellout, o que podemos chamar também de uma campanha B2B2C. Focamos nas ISPS, mas é importante que os clientes finais e prospects dessas ISPs também visualizarem nossa proposta de valor”, comenta Santini.

A campanha que está em andamento tem o mote: “A Watch a um play de todos”, em que o “play”, apesar de não ser um termo novo, tem uma função de atender a cadeia de valor, principalmente composta pelas ISPs, seus clientes/usuários e parceiros. “Afinal, a assinatura complementar reforça bem isso. ‘Seu faturamento a um play de aumentar. Seu número de clientes a um play de crescer. Seus assinantes a um play de você.’”, conclui o CMO.

Diferenciais

A diferença para a concorrência se dá pela utilização de uma plataforma própria, como também pela variedade de serviços ofertados, pois permite aos ISPs um complemento do plano de banda larga, com pacotes com preços atrativos e uma excelente qualidade de transmissão aos seus clientes.

Disponibilizados através da sua plataforma e de parceiros de streaming, o serviço oferece conteúdos como séries, filmes, documentários, cursos sobre finanças e novelas, além de acessos a perfis específicos para crianças, com controle parental, revistas, jornais digitais e trilha musical.

“O mercado mudou de várias formas, desde infraestrutura – como novas formas de armazenamento e CDN – a novos players e novas linguagens. As mais significativas são no gerenciamento de anúncios (ad manager) e na tecnologia que permite a inserção de anúncios em streamings (ad insertion)”, destaca Almeida.

Carlos Eduardo Motter, CTO da Watch BR, explica que um dos grandes diferenciais do hub para os ISPs está na capilaridade de atuação. “Conseguimos oferecer a integração com os principais ERPs (Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado) voltados ao mercado de ISPs. Hoje contamos com mais de 30 sistemas integrados e o número segue crescendo. Isso é algo bastante relevante a este setor, uma vez que, de forma rápida, conseguimos oferecer nosso portfólio de produtos e serviços aos ISPs e, consequentemente, aos seus assinantes. Estamos na vanguarda tecnológica em termos de streaming, e isso mostra que nosso trabalho está no caminho certo”, analisa o executivo.

“Nós conseguimos popularizar o acesso a esses conteúdos, que antes eram disponibilizados apenas em regiões específicas do país. Nossos clientes têm acesso aos produtos de marcas como NBC, Universal, Warner Bros., HBO Max, Sony, Paramount+, Comedy Central, Medialand e diversas produtoras locais. Os usuários não são obrigados a comprarem uma TV à cabo, por exemplo, e podem assistir em qualquer dispositivo, inclusive os móveis, como tablets e smartphones”, explica Alexandre Barvik, gerente de Produto e Inovação na Watch BR.

De acordo com a pesquisa “Digital 2023”, realizada pela agência de marketing We Are Social e a empresa de monitoramento de mídia online Meltwater, 84,3% dos brasileiros estão conectados à internet, com 181,8 milhões de internautas, representando um aumento de 4,1% em relação a 2022. Desse total, 68,6% a utilizam para assistir vídeos, séries ou filmes e 97,6% da população com acesso à internet utilizam algum tipo de plataforma de vídeo para acessar os serviços de streaming, tornando o Brasil o terceiro país do mundo nessa modalidade.

Os assinantes da Watch BR podem acessar os conteúdos por um celular ou por smart TV de forma igualmente agradável. “Hoje, muitos streamings não têm essa preocupação. Então, o usuário geralmente se frustra ao assistir um filme em um celular, por exemplo. Além disso, trabalhamos cada vez mais para personalizar a plataforma para cada cliente, facilitando a sua escolha com base no que ele tem mais interesse”, analisa o gerente, acrescentando que eles vêm criando ambientes personalizados e com funcionalidades autoexplicativas, garantido que o usuário compreenda e aproveite tudo forma natural, favorecendo uma exploração intuitiva.(Com assessoria de imprensa)

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