A DPR, distribuidora de produtos para redes externas e integradora, apresentou ao mercado, durante o Abrint 2017, realizado na semana passada em São Paulo, uma solução de combate a incêndio para proteger o core da rede de acesso, voltada a provedores regionais. “Este é um segmento de mercado que ainda não investe na prevenção a incêndios e que precisa começar a se preocupar com esta questão”, diz Luis Carlos Vicente, presidente da DPR.

Na demonstração realizada pela DPR no evento, o Sevo Cube protegia a OLT (Optical Line Terminal) da solução GPON (Gigabit Passive Optical Network) da Nokia instalada em um rack e colocada dentro de um bastidor, dotado de um sistema de monitoramento de incêndio, ao qual está acoplado um extintor com fluído (cetona fluorada). Assim que o fogo era detectado, soava o alarme que acionava a válvula do extintor. Em contato com o ar, o fluído se transformava em gás e apagava o fogo, sem que a OLT saísse do ar. A demonstração, no stand da DPR, atraiu uma pequena multidão de interessados em conhecer o sistema.

O bastidor de monitoramento de incêndio foi desenvolvido pela DPR, que usa um software norte-americano. O fluido Novec 1230 foi patenteado pela 3M. De acordo com a empresa, trata-se de um agente limpo de combate a incêndio, seguro e eficaz, oferecendo um perfil ambiental que nenhum outro agente como o halon ou os HFCs conseguem atender. Tem zero potencial de degradação da camada de ozônio; cinco dias de vida na atmosfera; e potencial de aquecimento global de 1 (99,9% menor que os substitutos ao halon).

Apesar do interesse despertado pelo Sevo Cube nos visitantes da feira, Vander Stephanin, diretor comercial da DPR, não se arrisca a fazer previsões sobre volume de vendas. “Ainda temos que formar a cultura da necessidade de prevenção de incêndios, pelo menos proteger o core da rede, junto aos provedores regionais”, diz ele.

O sistema é adequado à proteção interna de racks de servidores de redes de telecom e bastidores de energia. O preço de lançamento do bastidor com o sistema de monitoramento de incêndio é de R$ 17 mil.