LinkedIn chega a 75 milhões de participantes no Brasil


LinkedIn alcança o marco de 75 milhões de participantes no Brasil
A plataforma anunciou que vai investir em IA Generativa como estratégia de criação de valor após o LinkedIn chegar a 75 milhões de participantes | Foto: John Schnobrich/Unsplash
LinkedIn alcança o marco de 75 milhões de participantes no Brasil
A plataforma anunciou que vai investir em IA Generativa como estratégia de criação de valor após o LinkedIn chegar a 75 milhões de participantes | Foto: John Schnobrich/Unsplash

O LinkedIn ultrapassou o marco de 75 milhões de usuários no Brasil, o que representa 60% da força de trabalho nacional. Com um crescimento médio anual de quase 15%, o país é o terceiro maior mercado em número de usuários, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Índia. Além disso, recentemente a empresa conquistou o marco de um bilhão de usuários no mundo com uma receita anual global que ultrapassa US$15 bilhões.

De acordo com Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para América Latina e África, são 150 mil usuários entrando na plataforma por semana. “Reconhecemos que cada um deles tem uma jornada única e confia no LinkedIn para impulsionar seu sucesso profissional. Essas trajetórias enriquecem constantemente o mercado de trabalho brasileiro, fomentando diversidade e inovação”, comentou.

PUBLICIDADE

“Na plataforma, temos uma grande representatividade de profissionais ingressando no mercado, além de trabalhadores de linha de frente. A base de usuários brasileira vem principalmente dos setores de serviços profissionais, manufatura, serviços administrativos, varejo e educação”, completou.

A Geração Z no LinkedIn e o impacto no mercado de trabalho

Atualmente, a Geração Z (nascidos entre 1997-2012) é o público que mais cresce na plataforma. Em 2010, eles representavam apenas 2,5% do número de profissionais na rede e, hoje, são 40% dos perfis, um pouco atrás dos millennials, nascidos entre 1981-1996, (51%), mas significativamente à frente da Geração X, nascidos entre 1965-1980, (8,9%).

“A proporção de profissionais da Geração Z na plataforma do LinkedIn é mais expressiva do que sua representação na população brasileira, o que é extremamente relevante para nós. Nosso mercado é o segundo maior país em número de usuários dessa faixa etária, estamos atrás apenas da Índia (41%) e na frente até mesmo dos Estados Unidos (20%). Esperamos que a Geração Z seja o maior público dentro da plataforma nos próximos cinco anos”, explicou o executivo.

Essa grande representação da Geração Z também se reflete no mercado de trabalho. Estão fortemente presentes no setor de varejo, onde representam 37% do total dos trabalhadores e no atendimento ao consumidor, com uma penetração de 36%, ambos considerados cargos de “linha de frente”.

O destaque dos trabalhadores linha de frente

De 2010 para 2024, a presença de profissionais que atuam diretamente com o público, em áreas que extrapolam o ambiente corporativo em funções chamadas “linha de frente” aumentou em 112% na plataforma – atualmente, 47% dos usuários estão envolvidos em cargos desse tipo.

Hoje, existem 237 mil perfis de enfermeiros, 140 mil mecânicos, 106 mil garçonetes/garçons, 25 mil maquiadoras. Há, até mesmo, mais de 500 palhaços profissionais que utilizam a plataforma para terem mais sucesso em suas carreiras.

O avanço da IA

O LinkedIn afirmou que para 2025 pretende investir no uso da Inteligência Artificial Generativa. Ao implementar essa tecnologia em seus produtos, a rede espera que os profissionais possam dedicar mais tempo às partes mais humanas de seus trabalhos. Entre as novidades disponíveis no Brasil estão: artigos colaborativos, sugestões de mensagens de perfil e de mensagens diretas.

Globalmente, 70% das sugestões feitas pela IA foram acatadas pelos usuários. Além disso, dados do LinkedIn mostram que 90% dos profissionais que utilizaram as inovações disseram que a busca por emprego ficou mais fácil. Já 74% dos recrutadores dizem ter economizado tempo em suas atividades.

Previous Forte Telecom oferece latência zero com novo parceiro tecnológico
Next Elea Digital lança projeto novo para parceiros de negócios

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *